scorecardresearch ghost pixel



6 alimentos capazes de melhorar a saúde mental e a proporcionar alegria

Confira uma lista com os principais alimentos que melhoram a saúde mental e aumentam a sensação de bem-estar. Veja também aqueles que produzem o efeito oposto.



Quem não gostaria de acordar todo dia mais feliz, com mais disposição e sentir o corpo realmente descansado. Tudo isso pode ser possível através de alguns cuidados com a saúde mental visando o bem-estar. Para ter uma saúde mental em dia, a alimentação também precisa estar em dia. Ingira mais frutas, legumes, verduras, castanhas, amêndoas, carnes de peixe ricas em ômega 3 e vários outros.

Veja também: Receita de bebida saudável de morango e aveia para emagrecer

Além disso, é importantíssimo largar o tabagismo (parar de fumar), reduzir o consumo de bebida alcoólica e se exercitar. A prática de atividade física é extremamente benéfica para a ação do cérebro e da mente das pessoas.

Por tanto, não há segredo para melhorar a saúde mental, o jeito é alinhar uma rotina mais saudável para sair ganhando. O cérebro e o corpo vão te agradecer imensamente por isso.

Comidas que fazer bem para a saúde mental

1 – Carne de peixe

Peixes de água fria são ricos em gorduras saudáveis e essenciais, como o ômega 3, por exemplo. Sozinho, o corpo humano não consegue produzir essas substâncias, por isso é preciso buscar alimentos que as tenham. Vale procurar por sardinha, truta, salmão, atum e arenque.

2 – Chocolate 70%

Os chocolates amargos, com mais de 70% de cacau são ótimas opções de alimentos para dar mais felicidade ao corpo. Além de estimular a produção de serotonina, que combate a ansiedade, o chocolate amargo é rico em triptofano. Esse alimento ajuda imensamente a regular e aprimorar a saúde mental. O ideal é comer cerca de até 2 quadradinhos de chocolate 70% por dia.

3 – Banana

Se a proposta é encontrar alimentos baratos e com grande oferta, certamente a banana é um deles. Essa fruta é rica em fibras, vitaminas e potássio. Ela deixa o organismo bem nutrido e mais leve. Procure pela banana prata que não é tão doce e grande quanto a nanica.

4 – Grão de bico

O grão de bico é um alimento rico em triptofano e, por isso, ajuda imensamente na saúde do sistema nervoso central. Esse grão também conta com alto teor de vitaminas B6 e B9, que protegem os neurotransmissores ligados diretamente à sensação de bem-estar.

5 – Derivados do leite

Os derivados do leite (laticínios) possuem grande quantidade de cálcio, potássio, magnésio e triptofano. Os iogurtes naturais também contam com probióticos que atuam diretamente no sistema digestivo. Vale destacar que o intestino é responsável por cerca de 90% a 95% da produção de serotonina. Em outras palavras, ter um intestino com bom funcionamento implica em uma mente saudável.

6 – Oleaginosas

Castanhas, nozes e amêndoas são benéficas para a mente, já que possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B. Mais do que isso, são ricas em ácidos graxos (gorduras boas), como ômega 3.

Alimentos que prejudicam a saúde mental

Diversos hábitos, vícios e atitudes tem grande potencial de prejudicar o cérebro. Dentre alguns dos fatores mais danosos ao raciocínio e à saúde mental está má alimentação. Ainda que existam nutrientes, como o ômega 3, que melhorem a capacidade do cérebro, também há alimentos que geram efeito oposto.

Se tudo que faz bem ao corpo, melhora o raciocínio, o contrário também é verdade. Os alimentos mais prejudiciais para o organismo afetam diretamente a qualidade da mente.

Dessa forma, podemos dizer que prejudicam o cérebro os seguintes alimentos:

  • Embutidos;
  • Industrializados;
  • Produtos com alto teor de sódio;
  • Gordura trans;
  • Gordura saturada em excesso;
  • Uso crônico e exagerado de bebida alcóolica;
  • Açúcares processados;
  • Doces em excesso;
  • Estimulantes, como a cafeína, em excesso; dentre vários outros.
  • Carne industrializada;
  • Molho shoyu;
  • Sorvete.




Voltar ao topo

Deixe um comentário