scorecardresearch ghost pixel



Antecipação da restituição do IRPF 2022 já começou; Veja se vale a pena

Na prática, modalidade de crédito oferece o adiantamento dos recursos da restituição na forma de um empréstimo com garantia.



O envio da declaração do Imposto de Renda 2022 (IRPF 2022) está disponível até o dia 29 de abril pelo programa da Receita Federal. No entanto, quem enviar os dados mais cedo acaba recebendo a tributação excedente logo no início da fase de restituições.

Leia mais: Quais os benefícios para quem declara Imposto de Renda no início do prazo?

Por outro lado, mesmo quem deixar para declarar de última hora terá a oportunidade de receber de forma antecipada o valor da restituição, por meio de um empréstimo. Ou seja, a pessoa não terá de aguardar a liberação de um dos 5 lotes para colocar as mãos no dinheiro.

Como funciona a antecipação da restituição do IR?

A instituição financeira oferece ao contratante o valor equivalente ao do pagamento da Receita Federal, mediante a incidência de taxas de juros.

Na prática, eles adiantam os recursos da restituição na forma de um empréstimo com garantia e cobram um valor adicional por isso. Ao final, quando o dinheiro é finalmente liberado pela Receita, ela passa ser do banco que ofereceu o empréstimo.

Vale a pena optar pela antecipação?

Segundo especialistas da área financeira, esse tipo de contratação pode ser uma boa alternativa para os contribuintes que não estão endividados, pois a antecipação possibilita que eles invistam o dinheiro em aplicações que resultem em rendimento acima da taxa básica de juros, a Selic, por exemplo.

Por outro lado, Sandra Batista, Contadora do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), alerta para quem está negativado e pensa em utilizar o saldo da restituição na contratação de empréstimo com garantia para quitar dívidas. Segundo ela, o contribuinte deve analisar se haverá ganho efetivo ao antecipar o IR para o pagamento de débitos.

Vale destacar que as taxas de juros e condições dessa modalidade não são fixas e mudam conforme a instituição. Atualmente, muitos bancos já estão oferecendo o serviço, como por exemplo, o Santander, o Itaú Unibanco, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário