scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil não pagará retroativo para famílias incluídas em março

Ministério da Cidadania deve incluir novos beneficiários na folha de pagamento de março, mas não pretende pagar retroativo.



Assim como em janeiro e fevereiro, o Ministério da Cidadania planeja incluir novas famílias na folha de pagamento do Auxílio Brasil. O objetivo da pasta que cuida do programa é zerar a fila de espera para que ninguém fique de fora da iniciativa social.

Leia mais: Caixa anuncia mudanças nas regras do saque-aniversário do FGTS

De acordo com o calendário divulgado pelo governo, os repasses da próxima rodada começam no dia 18 de março e seguem até o dia 31 do mesmo mês. A expectativa é que os novos beneficiários já estarão com tudo pronto para receber o benefício a essa altura.

Até dezembro de 2022, cada aprovado está recebendo pelo menos R$ 400 por mês. No caso das famílias que ganham menos que esse patamar, o valor é complementado com o chamado “benefício extraordinário” até atingir o piso definido por lei.

Retroativo

Embora algumas pessoas já estejam aguardando sua inclusão no programa há alguns meses, a pasta da Cidadania já confirmou que não haverá pagamento de parcelas retroativas. Isso significa que o que vale é daqui pra frente, independente de quando o cidadão se inscreveu para receber o Auxílio Brasil.

A possibilidade de que o governo pagasse a cota referente ao mês anterior foi levantada por algumas pessoas, mas a probabilidade de que isso ocorresse era bem pequena. A decisão de não conceder retroativos também foi tomada em janeiro e fevereiro.

Auxílio Brasil em março

Ainda não é possível saber quantas pessoas serão contemplados pelos pagamentos de março, já que essa lista ainda não foi divulgada. O que resta aos beneficiários do programa no momento é acompanhar as novidades pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem.

Por outro lado, as datas de liberação da próxima parcela estão disponíveis. Confira o calendário:

  • NIS com final 1:  dia 18 de março (sexta-feira);
  • NIS com final 2:  dia 21 de março (segunda-feira);
  • NIS com final 3:  dia 22 de março (terça-feira);
  • NIS com final 4:  dia 23 de março (quarta-feira);
  • NIS com final 5:  dia 24 de março (quinta-feira);
  • NIS com final 6:  dia 25 de março (sexta-feira);
  • NIS com final 7:  dia 28 de março (segunda-feira);
  • NIS com final 8: dia 29 de março (terça-feira);
  • NIS com final 9: dia 30 de março (quarta-feira);
  • NIS com final 0: dia 31 de março (quinta-feira).




Voltar ao topo

Deixe um comentário