Duas novas linhas de crédito ficarão disponíveis no Caixa Tem a partir do dia 28 de março. Os empréstimos são para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs). Pela regra, até quem está negativado poderá ter acesso ao crédito.
Leia mais: BPC x aposentadoria: veja qual benefício é mais vantajoso
A proposta do governo federal é facilitar o acesso ao crédito. Isso porque muitos pequenos empreendedores e também pessoas físicas não conseguem recursos para investir nos negócios. A tentativa é incentivar também a formalização.
Linhas de crédito
O microcrédito do governo federal leva o nome de Programa de Simplificação do Microcrédito Digital – SIM Digital. Ao incluir quem está com o nome sujo, a linha de crédito vem como uma nova oportunidade para milhares de brasileiros que estão negativados.
Os valores de empréstimo variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Dessa forma, o dinheiro poderá ser usado para investir e gerar mais renda. Por exemplo, no aumento do capital de giro, compra de matéria-prima e tantas outras destinações.
Nos dois casos, tanto para pessoa física quanto para microempreendedor individual, o pagamento das linhas de crédito será feito em até 2 anos. Para PF, a contratação será por meio do Caixa Tem, sem a necessidade de atendimento presencial. Já para o MEI, com empréstimo maior, vai ser preciso procurar uma agência da Caixa.
Mas, para facilitar o acesso, o governo federal espera que no segundo mês do programa o serviço também esteja disponível pelo app e site. Os juros nas linhas de crédito são a partir de 1,95% ao mês. Dessa forma, outros detalhes serão anunciados nos próximos dias, assim que as duas linhas de crédito estiverem disponíveis para contratação.