scorecardresearch ghost pixel



CNH suspensa por um ano? Detran divulgou nova lista de condutores

Detran divulgou uma lista de quem terá sua CNH suspensa durante um ano.



No último dia 22 de março, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Detran-DF, fez a divulgação de uma lista com 366 nomes de motoristas que terão as Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) suspensas no Distrito Federal.

Veja também: Para baratear gasolina, governo zera imposto de importação; Impacto será de R$ 0,20

Essa suspensão fará com que esses 366 condutores fiquem sem o direito de dirigir durante o período de 1 ano. A decisão do Detran afeta apenas os motoristas que cometeram infrações e acabaram perdendo em todos os recursos que recorreram.

A perda provisória da Carteira Nacional de Habilitação durante o período mencionado de 1 ano decretada pelo Detran do Distrito Federal afetará a todos os motoristas que ultrapassaram a quantidade de pontos que é permitida pela legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Basicamente, todos que acumularam em suas carteiras 20 pontos ou mais, bem como 2 infrações consideradas gravíssimas, estarão proibidos de dirigir durante o período de 12 meses consecutivos.

O que pode levar um condutor a perder a CNH?

Geralmente as pessoas perdem o direito de dirigir após acumularem 20 ou mais pontos na carteira de motorista. Já o acúmulo dos pontos acontece quando o motorista realiza infrações de trânsito, sejam elas leves, médias, graves ou gravíssimas.

Existem muitos tipos de infrações, mas confira abaixo algumas consideradas gravíssimas, que são as que mais contam pontos na Carteira Nacional de Habilitação:

  • Dirigir sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa;
  • Causar lesão corporal culposa enquanto conduz um veículo;
  • Infringir a suspensão do direito de dirigir.

Como solicitar recursos

Todas as pessoas que tiveram suas carteiras de habilitação suspensas têm o prazo de 30 dias para entrar com recursos na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). A contagem dos 30 dias se inicia a partir do momento da publicação da notificação.

Os motoristas infratores que não apresentarem o recurso serão obrigados a cumprir uma penalidade de 60 dias após o recebimento da notificação. Logo, esses motoristas são proibidos de conduzir todo e qualquer tipo de veículo.

Para conseguir de volta o direito de dirigir, o condutor precisará passar pelo processo de reciclagem e ser aprovado no exame. Se o condutor se recusar a fazer as aulas de reciclagem ou reprovar no exame, ele continua não podendo dirigir.

A lista para realizar a consulta sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo Detran do Distrito Federal pode ser acessada a qualquer hora no site oficial do Detran-DF.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário