scorecardresearch ghost pixel



Conheça os principais sintomas da deficiência de zinco no organismo

Veja quais são os sinais que o corpo dá para informar que o nível de zinco está mais baixo do que deveria estar. Este é um dos minerais mais importantes para o organismo.



Apresentar deficiência de zinco no organismo pode gerar uma série de problemas para a saúde. Apesar disso, o problema afeta 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado é preocupante, já que esse mineral está ligado diretamente no combate a infecções e na produção de novas células saudáveis para o corpo.

Veja também: Estudos mostram que o tomate é eficiente no combate a vários tipos de câncer

O zinco também é importante para sanar feridas, regular os níveis de insulina, combater a obesidade e melhorar o ganho de massa magra (músculos). Inclusive, o zinco ajuda a melhorar a memória, a libido e a concentração. Por esses motivos, o zinco é capaz de ajudar a prevenir vários tipos de tumores e cânceres.

Principais sintomas da deficiência de zinco no corpo humano

De uma forma resumida, o zinco é usado na produção de células, além de ser decisivo para o bom funcionamento da imunidade. Várias pesquisas sobre o tema continuam em andamento, mas acredita-se que o zinco esteja atrelado diretamente ao crescimento do corpo, ao desenvolvimento sexual e ao processo de reprodução.

Para saber se existe alguma deficiência de zinco no seu corpo, comece prestando atenção para a ocorrência de alguns sintomas, como:

  • Perda de peso inexplicável;
  • Feridas que não cicatrizam;
  • Falta de alerta;
  • Diminuição do olfato e paladar;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Feridas abertas na pele.

Fatores de risco para deficiência de zinco

Doenças e cirurgias gastrointestinais:

Pessoas que fizeram alguma cirurgia gastrointestinal ou apresentam distúrbios digestivos podem enfrentar problemas na absorção de zinco. As perdas do mineral ocorrem tanto no trato gastrointestinal quanto através do sistema renal.

Pessoas com dietas vegetarianas

Alguns vegetais contêm quantidades significativas de zinco, mas nem sempre esse elemento é fácil de ser absorvido assim. A biodisponibilidade de zinco é reduzida em produtos de origem vegetal. Além disso, alguns fitatos presentes nos legumes e grãos crus podem aderir ao zinco e atrapalhar a absorção dele.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário