scorecardresearch ghost pixel



Estudo indica que limpar a casa todos os dias equivale a fumar até 40 cigarros diariamente

Pesquisa revela que limpeza diária pode acelerar o declínio da função pulmonar e causar doenças respiratórias.



Pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, descobriram que limpar a casa todos os dias pode aumentar o risco de doenças respiratórias. Embora essa relação possa parecer estranha, o problema está ligado aos produtos utilizados.

Leia mais: O poder dos temperos para melhorar a saúde do corpo

A pesquisa aponta que quando realizada diariamente, a atividade pode afetar os pulmões e até causar danos mais graves, levando a doenças respiratórias. As consequências são sentidas a logo prazo.

A exposição prolongada a componentes dos produtos de limpeza, especialmente aos em formato aerosol, é comparável a fumar 20 a 40 cigarros por dia. Ou seja, os problemas estão ligados aos químicos existentes neles, afirmam os estudiosos.

“As mulheres que limpam em casa ou que trabalham como faxineiras profissionais apresentaram uma aceleração no declínio da função pulmonar”, destaca o estudo.

Segundo o site chileno Publimetro, que divulgou os resultados da investigação, o objetivo é alertar o público para o uso consciente de produtos de limpeza para que a exposição a eles não ofereça riscos à saúde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário