scorecardresearch ghost pixel



FGTS e PIS/Pasep podem ajudar a quita dívidas; Veja como

Veja como ter acesso a cada um dos benefícios e assim garantir uma renda extra em meio à crise.



A vida financeira dos brasileiros tem passado por verdadeiras provações, como o aumento dos índices de desemprego, a inflação e a crise econômica. E o resultado dessa combinação acaba se refletindo no número de consumidores endividados no país, que chega a 63 milhões – os dados são do Mapa da Inadimplência 2021, divulgado pela Serasa.

Leia mais: Caixa Tem prepara linha de crédito para ajudar negativados

Caso você esteja em uma situação de aperto, nada como uma renda extra para ajudar a recuperar o fôlego e colocar as contas no azul. Uma dica proposta por especialistas financeiros, e que vem sendo seguida por muitos endividados, é utilizar de forma consciente tanto o abono salarial PIS/Pasep como o saque-aniversário do FGTS para quitar dívidas.

Veja a seguir como ter acesso a cada um dos benefícios e assim garantir uma renda extra em meio à crise!

Abono PIS/Pasep

Para sacar o abono salarial PIS/Pasep, o trabalhador precisa atender as seguintes condições:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica (PJ) por pelo menos 30 dias no ano-base usado na apuração;
  • Além de estar como seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial.

Em 2022, o governo federal começou a pagar os trabalhadores que atuaram com carteira assinada no ano de 2020, tanto servidores de empresas privadas (PIS) como servidores públicos (Pasep).

Para saber se possui direito ao saque do PIS, acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo Caixa Trabalhador. No caso do Pasep, visite o site do Banco do Brasil.

Saque-aniversário do FGTS

Outra forma de fazer uma grana extra para quitar débitos vencidos é por meio do saque-aniversário do FGTS. Porém, é preciso se atentar de que esse dinheiro não é extra, pois ele é retirado do valor que está sendo reservado para o FGTS, sobretudo em caso de demissão sem justa causa.

Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro já podem sacar. A próxima liberação será aos nascidos em março, seguindo a regra de depósitos do benefício conforme o mês de nascimento do beneficiário.

Interessados em aderir ao saque-aniversário devem acessar o site da Caixa ou aplicativo FGTS para a adesão. Mas atenção: para receber no mesmo ano da opção, os trabalhadores devem optar pela modalidade até o último dia do mês de seu aniversário, caso contrário os pagamentos terão início apenas no ano seguinte.

Quem estiver em dúvida se vale a pena aderir ao saque-aniversário, o sistema da Caixa Econômica Federal permite realizar uma simulação para que a pessoa saiba o quanto receberá pelo benefício em 2022 com base no saldo atual disponível.




Voltar ao topo

Deixe um comentário