scorecardresearch ghost pixel



IOF zerado: dólar será comprado sem taxas pelos brasileiros?

Comprar moeda estrangeira vai ficar mais barato para o povo brasileiro. Entenda quais são os impactos do decreto que estabelece o IOF zerado até 2029.



O governo federal anunciou nesta semana que irá zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) até 2029. O decreto que prevê essa medida já foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

A ação faz parte do pacote de atitudes esperadas e desejadas para que o país entre nas regras da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com o IOF zerado, a compra de moeda estrangeira fica mais barata, além de produzir impacto nas operações com cartão de crédito.

Veja também: Saiba como aumentar a restituição do Imposto de Renda 2022

Diante do exposto, o maior interesse que salta aos olhos é a possibilidade de comprar moedas como o dólar a um menor custo.

Turistas que utilizam o câmbio para viagem ou importadores que utilizam outras moedas vão se beneficiar com esse tipo de medida. No entanto, os reflexos ainda devem demorar para serem sentidos, uma vez que o IOF zerado deve atingir sua meta apenas em 2029.

IOF zerado pode trazer benefícios para todo mundo

Como efeito em cadeia, o IOF zerado pode trazer benefícios e impactar todas os brasileiros. Afinal, se as importações se tornarem mais baratas, o preço final de vários produtos também será menor. Assim, o consumidor comum conseguirá mais vantagens na hora de adquirir um bem internacional. Vale destacar aqui que a maioria das mercadorias industriais vem de outros países.

Além disso, as tarifas de conversão com o cartão de crédito também devem ser reduzidas. Atualmente, essas taxas podem ultrapassar a casa dos 6%, ou seja, são bem significativas no orçamento do consumidor.

Quando o IOF será zerado no Brasil?

Embora a medida gere boas expectativas, ela ainda vai demorar para entrar totalmente em vigor. Isso porque o projeto para deixar o IOF zerado terá duração de 7 anos. Só a partir de 2029 os brasileiros poderão usufruir dos benefícios citados acima.

No entanto, a progressão para zerar o IOF será gradual e sentida pouco a pouco durante todo o processo. Portanto, é preciso controlar a economia para que o impacto realmente seja positivo em um futuro próximo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário