scorecardresearch ghost pixel



Consignado: como fica a situação de quem for bloqueado do Auxílio Brasil?

O governo deve definir as regras de liberação do empréstimo consignado para quem recebe o Auxílio Brasil. Por exemplo, como ficam as parcelas de quem for bloqueado do programa?



O anúncio da liberação do empréstimo consignado para os beneficiários do programa Auxílio Brasil é rodeado de dúvidas. Além da falta de definição quanto aos juros, os brasileiros querem saber também como ficará a situação de quem pedir um empréstimo e depois for bloqueado do benefício.

Leia mais: Ferramenta vai permitir troca rápida de criptomoeda por real via PIX

Ao que tudo indica, nem mesmo o Ministério da Cidadania tem a resposta para essa dúvida. É que mesmo com a publicação da liberação do consignado no Diário Oficial da União, muito ainda precisa ser definido para esclarecer as regras de quem poderá ou não contratar o empréstimo.

Bloqueado do Auxílio

A Caixa Econômica Federal disse que ainda não começou a liberar os empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil. É que as regras ainda não foram definidas. Por isso, não basta ter direito ao benefício para contratar o empréstimo.

Todas as definições estão sendo amplamente discutidas pelo Ministério da Cidadania. A preocupação maior é com o endividamento das famílias que contratarem o empréstimo sem ter a real condição de quitar. Isso porque é preciso considerar os casos de quem for bloqueado do Auxílio Brasil depois de ter contratado o consignado.

Como ficará o pagamento das parcelas? Pelas regras do próprio programa, qualquer pessoa pode ter o Auxílio Brasil bloqueado se deixar de atender alguma regra. Por exemplo, se a renda deixar de ser compatível.

A previsão é de que o Ministério da Cidadania divulgue as regras o quanto antes. Afinal de contas, o empréstimo consignado deve ajudar inúmeros brasileiros. A única certeza até agora é a de que o presidente Jair Bolsonaro já assinou a Medida Provisória que libera a possibilidade do empréstimo.

Apesar disso, o projeto ainda não está regulamentado. Outro ponto que ainda gera dúvida é sobre o valor do benefício que será comprometido. Os pagamentos mínimos de R$ 400 só estão garantidos até dezembro. Ou seja, com a possibilidade de redução no final do ano, como ficarão as parcelas comprometidas com o empréstimo?

Enfim, todas as definições devem ser anunciadas em breve pelo Ministério da Cidadania. Só a partir de então é que os empréstimos consignados serão liberados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário