scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: MEI tem nova data para recolher INSS e FGTS de funcionário; Receita amplia isenção do IR; INSS libera novo lote de benefícios; WhatsApp Web apresenta problemas

Receita Federal anuncia novas datas para que MEIs cumpram obrigações relativas aos seus funcionários. Veja mais detalhes.



A Receita Federal anunciou um novo calendário para que microempreendedores individuais (MEIs) e segurados especiais da Previdência Social recolham seus impostos. O órgão também informou ontem, 3, que ampliou a isenção de Imposto de Renda sobre lucro na venda de imóveis.

Leia mais: Quanto custa criar um filho no Brasil? Veja as cidades onde é mais caro

Enquanto as mudanças acontecem, o INSS segue nesta terça-feira, 4, com o pagamento de benefícios competentes a março. Veja mais informações sobre essas e outras notícias nos destaques do dia.

MEI: nova data para recolher INSS e FGTS de funcionários

Os microempreendedores individuais (MEIs) e segurados especiais da Previdência Social agora têm até o dia 20 de cada mês para recolher a contribuição do seu funcionário. Antes disso, o prazo ia até o dia 7 do mês subsequente.

Caso a data caia em um sábado, domingo ou feriado, o prazo de pagamento será antecipado. Veja como o novo calendário para cumprir as obrigações previdenciárias e relativas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS):

Mês (competência) Prazo final
Fevereiro (janeiro) 21 de fevereiro
Março (fevereiro) 21 de março
Abril (março) 20 de abril
Maio (abril) 20 de maio
Junho (maio) 20 de junho
Julho (junho) 20 de julho
Agosto (julho) 22 de agosto
Setembro (agosto) 20 de setembro

A nova regra ainda não entrou em vigor, segundo explica a Receita Federal. O recolhimento recolhimento mensal do FGTS dos funcionários do MEI é feito juntamente com a contribuição previdenciária no Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), pelo eSocial.

Atualmente, a alíquota de contribuição previdenciária varia de 8% a 11%. O documento também inclui 8% de contribuição patronal para a seguridade social; 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho; 8% de FGTS; 3,2% para a multa do FGTS; e Imposto de Renda, quando for o caso.

Receita Federal amplia isenção de IR para venda de imóveis

Uma ampliação na isenção de Imposto de Renda sobre lucro na venda de imóveis também foi anunciada ontem pela Receita. A partir da agora, o contribuinte não precisa pagar o imposto sobre o montante quando utilizar o dinheiro para pagar o financiamento de um imóvel comprado antes da venda (totalmente ou em parte).

Para se beneficiar da isenção, a quitação deve ser feita até 180 dias após a venda do imóvel anterior. Até então, o benefício era exclusivo para quem usasse o ganho de capital (o lucro obtido na venda) da venda de um imóvel para comprar outro em até 180 dias.

A legislação atual prevê que a alíquota do IR sobre ganho de capital é de 15% a 22,5%, existindo quando o contribuinte vende ou transfere a posse do imóvel.

INSS libera benefícios nesta semana

Hoje é o dia de novos aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberem seus benefícios. A crédito cai na conta dos beneficiários número de identificação finais 3 e 8.

Como de costume, os calendários foram divididos entre os que ganham um salário mínimo e os que recebem acima do piso nacional. Confira as datas de pagamento: 

Divulgação: INSS

Para consultar o benefício, o cidadão pode ligar para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Outra opção é acessar o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Problemas no WhatsApp Web

Usuários do WhatsApp Web reclamaram ontem sobre dificuldades com o uso ferramenta, como lentidão no carregamento de mensagens e problemas com a pré-visualização de links. Em comunicado, o WhatsApp afirmou que “está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal”.

O problema é resultado da implementação de um novo recurso que está fase de testes desde o ano passado. A novidade possibilita o uso de uma conta em até quatro dispositivos ao mesmo tempo, mesmo sem internet no celular.

O assunto foi parar entre os tópicos mais comentados no Twitter na tarde de ontem. Confira algumas postagens:




Voltar ao topo

Deixe um comentário