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Fique de olho: Estes alimentos estão ‘roubando’ o cálcio do seus ossos

Eles "roubam" o mineral do organismo porque possuem substâncias que dificultam a absorção. Saiba quais são esses alimentos.



A absorção do cálcio pelo organismo pode ser interrompida por alguns alimentos que, inclusive, são conhecidos por “roubar” o mineral dos ossos. Alguns deles consumimos com frequência, o que levanta um alerta para mudanças nos hábitos alimentares.

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Segundo explica a nutricionista Luciana Novaes, a lista de alimentos que prejudicam a absorção do cálcio pelo corpo inclui diferentes grupos. Eles “roubam” o mineral do organismo porque possuem substâncias que dificultam a absorção.

Alguns deles são: quiabo, café, soja, feijão, nozes, amendoim, sementes, castanhas, cereais, espinafre, quiabo, beterraba, batata-doce, chocolate e cacau em pó.



 

“Esses alimentos são ricos em ácido oxálico e ácido fítico, substâncias que impedem que o cálcio seja absorvido de forma mais eficiente. Isso é o que chamamos de fator anti-nutricional. Excesso de fibras, como bagaço e cereais integrais, também atrapalham essa absorção e utilização do cálcio”, explica a nutricionista.

Por que esses alimentos “roubam” o cálcio do organismo?

O principal motivo tem a ver com a transferência do mineral dos ossos para o sangue, influenciada pelo consumo desses alimentos.

Considerando que o cálcio regula diversas funções do corpo, como a pressão arterial, por exemplo, aqueles que apresentam deficiência dele na corrente sanguínea podem acabar repondo essa ausência retirando o nutriente dos ossos para o sangue, no equilíbrio das funções.

Mas atenção: a nutricionista alerta que não é preciso cortar os alimentos que atrapalham a absorção do cálcio, pois eles podem ser fontes de outros nutrientes. Como no caso da beterraba e batata-doce, por exemplo, que são excelentes fontes de antioxidantes e vitaminas.



 

“Na realidade, o que temos que fazer é escolher o momento certo para consumi-los. Os alimentos mais ricos em cálcio não devem estar presentes na mesma refeição que os alimentos que atrapalham essa absorção”, destaca Luciana.

Por fim, para manter um bom nível de cálcio no corpo, tanto no sangue quanto nos ossos, a recomendação é consumir os alimentos com alto nível do mineral em horários diferentes dos alimentos que atrapalham na absorção do nutriente. O leite e seus derivados possuem bastante cálcio, bem como os vegetais verde-escuros.




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