scorecardresearch ghost pixel



Cuidado: Estes 4 alimentos podem ‘roubar’ o ferro do seu corpo

Falta desse nutriente no corpo pode provocar falta de ar, fraqueza, cansaço e, a longo prazo, casos mais graves de anemia.



O ferro é tipo de mineral indispensável na alimentação. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio entre as células, além de ser bom para o funcionamento do metabolismo.

Leia mais: Lista: alimentos que ajudam a combater a ansiedade

A falta desse nutriente no nosso corpo pode provocar os seguintes sintomas: falta de ar, fraqueza, cansaço e, a longo prazo, casos mais graves de anemia. Portanto, é fundamental ter atenção e alguns cuidados na dieta para evitar esse desiquilíbrio nutricional.

Alguns alimentos, por exemplo, podem ser verdadeiros inimigos do ferro, diminuindo a absorção do mineral pelo corpo. Veja a seguir!

 

4 alimentos que “roubam” o ferro do seu corpo

Certos nutrientes, quando consumidos de maneira excessiva e em conjunto, podem atrapalhar a ação de outros no organismo.

O cálcio, por exemplo, é um mineral que pode inibir a absorção do ferro. A causa disso é que ambos os nutrientes possuem propriedades e processo de funcionamento parecidos, de forma que acabam se anulando quando combinados.

Sendo assim, a principal dica para garantir uma boa absorção do ferro pelo corpo é evitar alimentos ricos em cálcio durante as refeições. Confira a seguir alguns deles:

1. Café

Bebidas com excesso de cafeína podem dificultar a absorção do ferro pelo organismo. Nesse sentido, não é recomendado consumir chá-mate, chá-preto, chá-verde, café e outros alimentos com essa substância logo após as refeições.

 

Além disso, a cafeína, quando consumida em excesso, também pode atrapalhar a ação de outros nutrientes, como a vitamina C, desequilibrando o funcionamento do organismo no geral.

2. Queijo

O alimento é um dos derivados do leite e, portanto, possui um alto teor de cálcio. Por outro lado, ele também se destaca por ser mais gorduroso, o que aumenta os níveis de colesterol no corpo e reduz a capacidade do organismo de absorver o ferro e demais substâncias benéficas.

Dessa forma, a dica é consumir esse alimento em horários distantes das refeições principais, dando preferência às versões mais lights de queijos, como o minas frescal e o cottage.

3. Iogurte

O iogurte é outro alimento que, por também ser derivado do leite e conter alto teor de cálcio, também pode atrapalhar no processo de absorção de ferro pelo corpo.

Apesar de conter muitas vitaminas e minerais que contribuem positivamente no funcionamento do intestino, esse ingrediente deve ser consumido, de preferência, na parte da manhã, à tarde ou depois de um intervalo generoso depois das principais refeições, como almoço e janta.

 

4. Leite

Por último, o leite é outro alimento que pode atrapalhar na absorção de ferro pelo corpo.

Por conter uma grande quantidade de cálcio, o alimento deve ser evitado na hora do almoço ou janta, pois é nesse momento que costumamos comer vegetais folhosos, leguminosas e carnes – principais fontes de ferro.

A sugestão é consumir leite e seus derivados apenas algumas horas depois das refeições principais para evitar essa disfunção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário