scorecardresearch ghost pixel



Saiba o que acontece no corpo quando se toma muito chá

Tomar muito chá pode ajudar a emagrecer, mas pode causar efeitos colaterais como palpitações, problemas digestivos e no fígado.



Seja gelado ou quente, quem não aprecia beber um bom chá, não é mesmo? Mas até que ponto é bom fazer o consumo da bebida? E quais os efeitos colaterais provocados no organismo? São dúvidas que muitos estudos científicos já responderam. Beber chá é bom para saúde em vários aspectos, mas seu excesso pode ter ação contrária e colocar a saúde em risco.

Veja também: Receita fit para café da manhã: crepioca simples

Quais os prejuízos que tomar muito chá provoca?

A ingestão excessiva da bebida pode causar palpitações, taquicardia e até aumento da pressão arterial. Isso acontece devido às altas concentrações que vão sendo ingeridas na corrente sanguínea, principalmente, a cafeína e a teína que são as mesmas substâncias presentes no café.

O excesso de chá também pode provocar efeitos ruins no aparelho digestivo, como azia e náuseas, caso esteja muitas horas em jejum.

Outro risco da bebida, está na dificuldade da absorção do ferro dos alimentos, devido aos taninos concentrados nas folhas das plantas e a ausência de ferro que provoca anemia. Contudo, ainda faltam conclusões científicas para comprovar esse fato.

Além disso, estudos comprovam que exagerar no consumo de chá pode comprometer seriamente a saúde do fígado, pois foram identificados a presença de flúor em diversos tipos de chás comercializados e de diferentes marcas populares.

Mas qual o nível de segurança para fazer a ingestão da bebida?

O consumo de chá só se torna prejudicial ao organismo quando é consumido exageradamente e quando a procedência do chá é duvidosa. É claro que existem alguns tipos de chás que determinados grupos de pessoas não podem tomar, por isso é essencial a orientação profissional para avaliar cada caso.

Tirando isso, o chá pode ser inserido na dieta, especialmente os chás termogênicos que são eficazes para acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura. É o caso do chá de louro com gengibre, por exemplo.

Receita de chá de louro com gengibre

Basta esmagar um pequeno pedaço de gengibre e colocar para ferver em água, e adicionar algumas folhas de louro frescas ou secas.

E colocar para ferver por 3 minutos e deixar tampado por uns 4 minutos. Depois é só coar para beber. O chá deve ser bebido, preferencialmente, sem açúcar, quente ou frio. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário