scorecardresearch ghost pixel



Fique longe destes alimentos à noite se você quer dormir melhor

Dormir bem tem relação com os hábitos alimentares. Por isso, alguns alimentos não devem ser consumidos durante o período noturno.



Quem não precisa dormir bem, o sono é uma necessidade fisiológica da mesma forma que se alimentar, se hidratar e respirar. Desta forma, zelar pela sua qualidade significa ter mais disposição para realizar todas as atividades diárias.

Veja também: Por que algumas pessoas não podem comer cebola?

No entanto, uma pesquisa realizada em 2019, pela Associação Brasileira do Sono, apontou que cerca de 65% dos brasileiros têm problemas relacionados à qualidade do sono. Dormir mal impacta diretamente no rendimento das responsabilidades diárias, gerando riscos de acidentes, além de causar impactos à saúde mental e prejuízos na cognição.

Existem diversos fatores que prejudicam a saúde do sono, entre eles: uso de eletrônicos principalmente antes de dormir; problemas emocionais; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica; e hábitos alimentares.

Alimentos que não devem ser consumidos à noite para dormir bem

Se tratando de hábitos alimentares, existem alimentos que devem ser evitados à noite para prevenir distúrbios do sono e garantir um sono reparador de verdade.

Para dormir melhor o ideal é evitar o consumo de:

  • Queijos
  • Açúcar refinado e doces em geral
  • Cafeína
  • Álcool
  • Frituras  
  • Chocolates
  • Pimenta
  • Gengibre

Vale lembrar que se houver problemas recorrentes de distúrbio do sono, alimentos estimulantes ou com cafeína são totalmente contra indicados, principalmente para pessoas com histórico de insônia, excesso de estresse, problemas de ansiedade ou com doenças no coração.

Além da alimentação deve-se ter atenção quanto ao consumo de tabaco, pois a nicotina presente nesta droga afeta a liberação de melatonina, um hormônio fundamental para o sono e estimula a produção de adrenalina, provocando um sono superficial e com interrupções.

Por isso, antes de dormir prefira consumir alimentos mais leves e de fácil digestão, como: sopas e caldos, verduras e legumes, frutas, aveia entre outros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário