scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH chega em junho mais moderna e com novo design

Mudanças na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não são apenas estéticas, mas também deixam o documento mais moderno.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá uma nova versão a partir do dia 1º de junho. Além de mudanças no design, o documento também ganha outras características que o deixam de acordo com o padrão internacional.

Leia mais: Governo aprova reajuste de 9,55% nas tarifas dos Correios

As alterações foram implementadas para trazer mais comodidade e segurança à vida dos condutores brasileiros. Todas elas constam na Resolução 886, publicada da edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de dezembro de 2021.

Não haverá necessidade em buscar atendimento para substituir a CNH antiga. O novo modelo será emitido à medida em que os motoristas precisarem renovar suas habilitações.

 

Mudanças na nova CNH

Conheça as principais alterações que podem ser vistas na versão atualizada do documento:

Visual: a CNH ganha um design com predominância nas cores verde e amarelo. Na primeira coluna será exibida a categoria da habilitação, a imagem do automóvel a indicação se o cidadão está habilitado para conduzir aquele tipo de veículo.

Permissão ou definitiva: o documento terá uma indicação mostrando se o motorista tem apenas permissão para dirigir ou se já está com a habilitação definitiva. As categorias serão identificadas com as letras “P” e “D”, respectivamente.

Categorias: serão 14 categorias diferentes, representadas pelas letras iniciais (A, B, C e D) e combinações entre elas, podendo ser acompanhadas pelo dígito 1. A novidade segue o modelo europeu, que classifica de forma diferente condutores de cargas e de pessoas.

QR Code: o código já presente nos documentos mais recentes segue existindo. Todas as informações sobre o documento, incluindo uma foto do motorista, serão armazenadas nele.

 

CNH Digital: a versão digital do documento poderá ser acessada por meio do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, o que significa que o motorista pode escolher entre a emissão em formato físico, digital ou ambos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário