Você pode estar comendo pouca proteína e estes são os principais indícios

Falta de ingestão de proteína pode causar uma série de transtornos para a saúde de uma pessoa. Confira quais são os principais sintomas e desconfortos que o paciente pode enfrentar.



O organismo humano precisa de diversos nutrientes para se manter em pleno e saudável funcionamento. Uma dessas substâncias é a proteína, responsável por ações de reparação e de construção. A proteína é um macronutriente e está classificada como um dos principais componentes das células do corpo. No entanto, nem sempre a ingestão dela é satisfatória e atinge os níveis essenciais.

Veja também: Aprenda a fazer manteiga caseira usando apenas 1 ingrediente

Pode ser que você não esteja ingerindo a quantidade de proteína necessária para se manter saudável. Entenda quais são os sintomas e sinais da falta de proteína no organismo. Inclusive. Saiba que é possível substituir a carne como fonte principal do nutriente. Contudo, essa não é uma tarefa tão simples quanto muitas pessoas gostariam.

 

O que a falta de proteína no corpo pode causar?

A ingestão adequada de proteína é uma das primeiras preocupações de pessoas que decidem adotar uma dieta vegetariana ou vegana. As carnes são as principais fontes do macronutriente, que é bem difícil de ser metabolizado quando se tem como origem os vegetais.

Saiba que existem mesmo os alimentos vegetarianos que podem conter quantidade rica de proteínas. Porém, é preciso ingerir alguns outros nutrientes em conjunto para garantir uma boa absorção. Os níveis ideais de proteína para o corpo variam entre 1,2g por kg corporal até 1,5g por kg corporal.

 

Sinais de que a proteína está em baixa

Alguns dos principais sintomas que indicam falta de proteína no organismo são:

  • Fraqueza óssea, podendo gerar doenças nos ossos e facilitar lesões;
  • Cabelos fracos e quebradiços, ampliando a queda capilar;
  • Unhas fracas, quebrando com mais facilidade;
  • Cansaço e fadiga crônica, já que a pessoa apresenta menos energia;
  • Saúde frágil, com mais episódios de gripes e resfriados ao longo do tempo.

Lembre-se de que a proteína é a principal responsável pela construção e regeneração muscular. Por isso, é altamente indicado buscar acompanhamento nutricional se o seu objetivo for o de aderir a uma dieta sem carne.




Voltar ao topo

Deixe um comentário