Infelizmente, o número de pessoas que sofrem com roubos por Pix é maior do que gostaríamos que fosse. Basta ter o celular roubado para temer o problema. Recentemente, um agente viralizou na internet após ter mais de R$ 140 mil desviados de sua conta. Isso ocorreu logo após o celular ter sido roubado por criminosos.
Veja também: Como prevenir golpes no cartão de crédito por aproximação
Neste caso, o dinheiro foi recuperado, mas nem sempre é assim. Principalmente em roubos por Pix, se faz difícil ter acesso às quantias desviadas pelos ladrões.
Roubos por Pix: como se proteger
Felizmente, existem maneiras práticas e eficientes para se proteger contra os roubos por Pix. Todas elas tratam de atitudes para assegurar os dados em seu celular.
Afinal, para que os roubos ocorram, é preciso que o criminoso tenha acesso a sua conta. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a dormir tranquilo.
Apague o dispositivo para não sofrer roubos por Pix
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sugere que as vítimas de roubos procurem outro dispositivo para apagar seus dados o mais rápido possível. Na verdade, é possível apagar o dispositivo.
Isso pode ser feito no Android pelo link androi.com/find, enquanto no iOS é preciso entrar no icloud.com. Para executar a ação de apagar o dispositivo, o usuário deve ter acesso ao IMEI. Se você não sabe qual é o seu, ligue para *#6# e salve o código do IMEI para caso tenha o celular roubado algum dia.
Mais dicas de proteção
- Instale e utilize exclusivamente o aplicativo oficial do banco;
- Nunca utilize o app do seu banco em dispositivos de outras pessoas;
- Acesse seus dados bancários conectado a uma rede segura;
- Evite guardar informações sobre a sua conta dentro do celular;
- Sempre utilize a verificação de duas etapas como forma de segurança;
- Use VPN se for possível;
- Instale um bom antivírus para dar mais segurança na hora de acessar a conta;
- Acesse suas contas com frequência para ver se está tudo bem;
- Faça o bloqueio do IMEI;
- Se seu celular foi roubado, faça a formatação do aparelho a distância. Tanto Android quanto iOS podem apagar o seu dispositivo totalmente;
- Deixe seu chip protegido com senha;
- Sempre evite usar a mesma senha para tudo;
- Não armazene os dados do seu cartão de crédito no celular;
- Tenha um e-mail para recuperação de informações;
- Acione a polícia sempre que for necessário.