scorecardresearch ghost pixel



3 mudanças nas leis de trânsito que começaram a valer recentemente

Conheça algumas alterações importantes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que impactam a vida do condutor.



O novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) entrou em vigor em abril do ano passado, e desde então modificou bastante o dia a dia dos condutores brasileiros. Dentre as mudanças importantes estão o limite de pontos, a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o uso da cadeirinha.

Leia mais: Alerta Detran: Motorista notificado têm 48h para entregar CNH

Para evitar que o motorista receba uma multa por desconhecer as regras, separamos três modificações importantes nas leis de trânsito. Confira!

1. Sistema de pontos

A maior novidade possivelmente são os novos limites de pontuação para suspensão da CNH. A quantidade máxima permitida agora depende do número de infrações gravíssimas cometidas no prazo de 12 meses, podendo chegar a 40 pontos em alguns casos. Veja:

  • Limite de 20 pontos para quem comete duas ou mais infrações gravíssimas em 12 meses;
  • Limite de 30 pontos para quem comete uma infração gravíssima em 12 meses;
  • Limite de 40 pontos para quem não comete nenhuma infração gravíssima em 12 meses.

2. Validade da CNH

O prazo de validade do documento de habilitação também mudou, e agora é de 10 anos para condutores com menos de 50 anos de idade. Para motoristas com 50 a 69 anos, a CNH é válida por 5 anos; enquanto para quem tem 70 anos ou mais ela vale por 3 anos.

3. Uso de cadeirinhas

O uso de cadeirinhas infantis, que é obrigatório, não depende mais somente da idade da criança. A nova regra estabelece que também é preciso considerar a altura da criança, por isso menores de 10 anos com menos de 1,45 metro devem continuar usando o equipamento no banco traseiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário