A vitamina D, também conhecida como a vitamina do sol, é um nutriente essencial para manter a saúde e o bem-estar. Além de ser um nutriente que você pode obter pela alimentação, ela é também um hormônio que seu corpo produz quando você se expõe à luz solar.
Veja também: Como ter acesso a todos os benefícios da curcumina para a saúde
Essa vitamina lipossolúvel é notavelmente responsável pela absorção de cálcio no organismo, melhorando assim a densidade mineral óssea.
Também regula o crescimento celular e suporta as funções imunológicas e neuromusculares do corpo. Alguns estudos sugerem que a vitamina D pode ajudar a controlar infecções e aliviar inflamações.
Além disso, há alegações de que a vitamina D pode desempenhar um papel na proteção de doenças como diabetes, doenças cardíacas e até depressão. Como ela está envolvida em tantas funções corporais, você não pode ignorar a deficiência dela.
A falta de vitamina D pode causar uma infinidade de condições, como raquitismo, osteoporose, osteomalácia, ossos frágeis, sistema imunológico enfraquecido, fadiga muscular e fraqueza. A falta de vitamina D pode até afetar seu sistema nervoso.
Para pessoas que não passam ou não podem estar muito tempo ao ar livre, pode ser difícil obter vitamina D suficiente. Nesses casos, consumir alguns alimentos ricos em vitamina D ajudará a aumentar a quantidade total desse nutriente em seu corpo.
Gema de ovo
Embora a maioria de nós evite comer gemas de ovo, pois historicamente elas têm uma má reputação por aumentar os níveis de colesterol ruim no corpo, saiba que esse alimento é mais do que essencial para aumentar os níveis de vitamina D no corpo.
Tirar as gemas e ingerir apenas a clara diminuirá sua ingestão de calorias e gorduras, mas você perderá algumas das proteínas e nutrientes essenciais como a colina, importante para o desenvolvimento do cérebro, e vários outros minerais, como o selênio e o zinco, que desempenham um papel no reforço do seu sistema imunológico.
E você também estará perdendo vitamina D. Um ovo grande tem 44 UI, que é 6% do seu valor diário. Comer até 3 ovos inteiros é considerado seguro para um adulto saudável. Então, aproveite-os com moderação.
Peixe gordo
O peixe não é apenas uma ótima opção de proteína, mas também é rico em vitamina D. Se você tem deficiência de vitamina D, é aconselhável comer peixe diariamente. Peixes como salmão, atum, sardinha, truta, peixe-espada e cavala são boas fontes de proteínas saudáveis e ácidos graxos ômega-3, além de serem um ótimo complemento para a dieta de qualquer pessoa que queira obter mais vitamina D.
Leite e produtos lácteos
Vegetarianos não precisam se preocupar! Sendo uma excelente fonte de cálcio, o leite também é rico em vitamina D. Portanto, incluir um copo de leite de vaca no café da manhã pode melhorar o nível de vitamina D em seu corpo.
Isso não apenas aumentará seu metabolismo, mas também garantirá que você não se sinta esgotado ao longo do dia. O leite integral contém o teor máximo de vitamina D, visto que as vitaminas lipossolúveis são perdidas quando a gordura é removida do leite integral. Portanto, os leites desnatado e semidesnatado não são indicados para este fim.