scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a emitir a 2ª via do CPF e RG de graça

Emitir a 2ª via de alguns documentos pode ser mais fácil do que você imagina. E até sem a cobrança de taxas. Veja como emitir o RG e o CPF.



A perda de um documento é mais comum do que se imagina. E quem já passou por essa situação sabe que a burocracia é motivo de muita dor de cabeça. Antes de tudo o mais certo é registrar um boletim de ocorrência e o quanto antes tirar a 2ª via dos documentos, como CPF e RG. E isso pode ser feito de graça!

Leia mais: Título de eleitor: Prazo para tirar, transferir e regularizar o documento acaba nesta quarta, 4

No caso do RG, em alguns estados os cidadãos chegam a gastar até R$ 96 para terem a 2ª via do documento. Mas em alguns casos existe a isenção da taxa.

2ª via

Tem direito à 2 via do RG sem custos a pessoa que se declarar pobre, com a devida comprovação por meio do Número de Inscrição Social. A não cobrança vale também para os homens com mais de 65 anos e para as mulheres com mais de 60.

 

É permitido a emissão do documento de graça para quem está sem emprego há 3 meses ou que teve o RG roubado. Neste ultimo caso é exigido o Boletim de Ocorrência.

Mas, atenção: a primeira via do RG é sem qualquer custo, independentemente da situação financeira do cidadão. Para fazer o documento é necessário ir ao órgão emissor da sua cidade, como a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo. E apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

Já na perda do CPF, se o cidadão precisar da 2 via pode contar com o atendimento online. No e-CAC o interessado clica em “Meu CPF”. Em seguida, com o login no portal gov.br, vá em “Cadastros” e depois em “Comprovante de Inscrição do CPF”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário