scorecardresearch ghost pixel



Auxílio-acidente: Nova regra prevê aumento nas avaliações da perícia médica

Por outro lado, o segurado pode seguir trabalhando enquanto recebe o auxílio, tendo em vista que se trata de uma indenização.



O governo federal publicou no final de abril a Medida Provisória 1.113, que estabelece mudanças em algumas regras usadas nas análises de benefícios assistenciais e previdenciários. O auxílio-acidente, de caráter indenizatório, foi um dos que receberam novas diretrizes.

Leia mais: Auxílio Brasil: Saiba o que fazer para receber R$ 400 em maio

O que é o auxílio-acidente?

Em suma, o auxílio-acidente é um benefício oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao trabalhador segurado que sofre algum acidente e fica com sequelas que o incapacitam ao retorno às atividades laborais.

Dados do INSS mostram que foram destinados ao pagamento do benefício em todo o país cerca de R$ 1,7 bilhão.

O que muda no auxílio-acidente com a nova MP?

Basicamente, com a promulgação da medida provisória, o trabalhador beneficiário poderá se submeter a um número maior de avaliações da perícia do INSS, sempre que ele for convocado. Até então, os segurados passavam apenas uma única análise, que era durante a concessão do auxílio, sem necessidade de retorno.

Mesmo com a mudança, as demais regras de pagamento do benefício seguem valendo. O segurado, por exemplo, pode seguir trabalhando enquanto recebe o auxílio, tendo em vista que se trata de uma indenização.

Como solicitar o auxílio-acidente do INSS?

Para solicitar o benefício, o cidadão precisa ser segurado do INSS, ou seja, contribuir com a Previdência Social mensalmente.

A partir daí, ao sofrer um acidente, basta o trabalhador entrar em contato com os demais canais de atendimento da autarquia, como o site Meu INSS ou telefone 135.




Voltar ao topo

Deixe um comentário