scorecardresearch ghost pixel



Caixa libera R$ 23 bilhões ‘esquecidos’: 10 milhões de brasileiros podem sacar

Caso não sejam sacados, valores serão transferidos de forma definitiva para os cofres públicos e utilizados pelo governo. Saiba como consultar.



A Caixa Econômica Federal informou um dado que merece atenção dos trabalhadores. Cerca de R$ 23 bilhões estão ‘esquecidos’ no banco aguardando o saque por aproximadamente 10 milhões de beneficiários elegíveis. Os recursos têm origem nas chamadas cotas do PIS/Pasep.

Leia mais: PIS/Pasep: Como fica o abono salarial para quem trabalhou em 2021?

O que são as cotas do PIS/Pasep?

As cotas do PIS/Pasep são recursos destinados a quem trabalhou via CLT ou era servidor público entre os anos de 1971 e 1988. Ou, seja elas são diferentes do abono salarial pago ao trabalhador hoje. Aqueles que ainda não sacaram as cotas, o governo federal abriu um novo período de saques.

Como fazer a consulta do PIS/Pasep esquecido?

Para descobrir se possui direito a esses recursos, o trabalhador pode baixar o aplicativo FGTS, que é para onde o dinheiro foi enviado após a extinção do fundo PIS/Pasep. Outra forma de consulta é indo até uma agência da Caixa portando um documento oficial com foto.

Em caso de trabalhador falecido, herdeiros podem sacar?

Sim. Se o trabalhador veio a óbito, um herdeiro ou familiar dependente pode realizar o saque no lugar. Para isso, é preciso ir até uma agência da Caixa ou Banco do Brasil munido dos seguintes documentos:

  • O alvará judicial designando os beneficiários ao saque;
  • A escritura pública de inventário;
  • A certidão de óbito do familiar e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitida pelo INSS; e
  • A certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitida pela entidade empregadora.

Até quando podem ser feitos os saques das cotas do PIS/Pasep?

Segundo o governo, os valores ficarão à disposição dos beneficiários titulares ou herdeiros até o dia 1º de julho de 2025. Caso não sejam sacados, os valores serão transferidos de forma definitiva para os cofres públicos para uso livre pelo governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário