scorecardresearch ghost pixel



Calendário do 13º salário do INSS retorna na próxima semana; saiba quem recebe

Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios do INSS recebem a segunda parcela do abono anual.



A expectativa pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário antecipado está grande entre os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os repasses começam na próxima quarta-feira, 25, e seguem até o fim do calendário da competência de maio.

Leia mais: Supresa para os aposentados! INSS deposita dinheiro extra em maio

Mais de 31 milhões de pessoas têm direito ao abono natalino. Além daqueles que recebem qualquer tipo de aposentadoria, ele também é pago aos beneficiários da pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

Cálculo das parcelas

A primeira parcela do 13º, liberada junto com o benefício de abril, equivaleu a 50% da renda recebida pelo cidadão naquele mês. Já a segunda pode ter alguns descontos, como o Imposto de Renda e valores de consignados.

Aposentados idade de até 64 anos que ganham mais que R$ 1.903,98 por mês precisam declarar o IRPF. O mesmo vale para aposentados com 65 anos ou mais e que recebem acima de R$ 3.807,93 mensais.

Já aqueles que tiveram o benefício concedido após o mês de janeiro receberão valores proporcionais aos meses em que terão acesso ao benefício 2022. Por sua vez, quem começou a receber após maio só poderá sacar o abono natalino em novembro, em cota única.

Calendário do 13º salário do INSS

O governo antecipou o pagamento do 13º dos aposentados pela terceira vez consecutiva neste ano. Tradicionalmente, os repasses acontecem entre os meses de agosto e dezembro.

O calendário é dividido entre quem ganha um salário mínimo por mês e quem recebe acima do piso nacional. Confira as datas, que consideram o final do número do cartão do benefício do segurado (sem o dígito):




Voltar ao topo

Deixe um comentário