scorecardresearch ghost pixel



Beneficiários do Auxílio Brasil podem contratar empréstimo consignado?

Novas definições do governo federal, publicadas em março, permitiram que os beneficiários do Auxílio Brasil contratem o empréstimo consignado.



Os beneficiários do Auxílio Brasil podem pegar empréstimo consignado, conforme anunciou feito em março deste ano pelo governo federal. Existe um limite do benefício que pode ficar comprometido. Por isso, confira abaixo quando os beneficiários poderão contar com esse tipo de empréstimo.

Leia mais: Vale-gás: Consulte e veja se você vai receber o beneficio em junho

O consignado nada mais é que um empréstimo que permite que as prestações sejam descontadas diretamente do benefício. E isso é feito todos os meses, de acordo com o limite autorizado.

Consignado pelo Auxílio Brasil

Antes da liberação, o empréstimo consignado só era possível para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora vale também para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A procura por empréstimos cresceu durante a pandemia da Covid-19 e diante da alta da inflação. Por essa razão o governo reconsiderou a liberação dos consignados para as famílias que recebem o Auxílio Brasil.

O limite da renda que pode ser comprometido é de até 40%. Sendo que até 35% é para o empréstimo pessoal e os 5% restantes são para as despesas e saques com o cartão de crédito consignado.

Com a definição do limite, os bancos que liberarem o empréstimo não podem descontar do benefício valores além da margem definida. Uma grande vantagem do consignado em relação aos outros tipos de empréstimos é na taxa de juros.

Por ter a garantia de pagamento, como é o caso do consignado pelo Auxílio Brasil, os juros cobrados pelos bancos são menores. Já que o risco de inadimplência também é menor, com o dinheiro descontado na folha de pagamento do benefício.

Apesar da novidade divulgada pelo governo em março deste ano, o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil ainda depende de regulamentação. A previsão é que isso aconteça ainda neste mês de maio. Só depois disso é que os beneficiários poderão contratar o consignado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário