scorecardresearch ghost pixel



Chocolate realmente alivia sintomas da ansiedade? Veja quais os benefícios

Comer chocolate pode ajudar a aliviar a ansiedade e vários outros problemas de saúde. Confira quais são os benefícios que o doce mais querido do mundo pode lhe proporcionar.



Toda mulher sente que comer um quadradinho de chocolate pode aliviar a tensão durante a TPM, por exemplo. Porém, todas as pessoas experimentam uma sensação agradável depois de comer um pouco desse doce à base de cacau.

Veja também: Chá de cúrcuma: um remédio natural capaz de proteger contra o diabetes

Não é à toa, já que muitos estudos recentes demonstram que o consumo consciente de chocolate ajuda a combater a ansiedade e outros problemas de saúde. Isso porque ele é rico em triptofano, um aminoácido essencial que auxilia na produção de bem-estar por meio de hormônios.

Chocolate ajuda na ansiedade e oferece mais benefícios

Diversas pesquisas já demonstraram que o chocolate amargo gera benefícios para a saúde. Eles podem ajudar até mesmo a tratar a depressão e ansiedade. Confira abaixo as vantagens que o consumo moderado de chocolate oferece:

  • Diminui as chances de doenças cardíacas;
  • Reduz a possibilidade de AVC;
  • Ajuda no combate ao câncer;
  • Auxilia no controle do diabetes (chocolates sem açúcar);
  • Melhora os níveis de serotonina e de endorfina no corpo;
  • Aumenta a sensação de saciedade e ajuda em dietas;
  • Aprimora a capacidade de raciocínio;
  • Estimula a memória;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Regula os níveis de colesterol; entre outros.

Cacau também ajuda contra hipertensão

O cacau é composto por alguns elementos, entre eles os flavonóides. Estudos apontam que povos antigos que consumiam o cacau em suco controlavam a pressão arterial. Além de viverem por mais tempo, a pressão sanguínea não aumentava com a velhice. Um exemplo de povo assim é o Guna, que vive na costa do Panamá.

Além do cacau, os flavonóides estão presentes no morango, mirtilo, maçã e cebola. Contudo, as sementes amargas de cacau são as campeãs em quantidade de flavonóides. Por isso, dê preferência aos chocolates mais amargos que encontrar

Qual a quantidade certa de chocolate para combater a ansiedade?

Como mencionado anteriormente, é preciso consumir chocolate amargo. Trata-se de chocolates que tenham mais de 70% de cacau e o mínimo de açúcar e leite possível.

A quantidade indicada é de dois quadradinhos de chocolate por dia. Dessa forma, os benefícios ficam garantidos sem o risco de aumentar consideravelmente os níveis de açúcar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário