scorecardresearch ghost pixel



Cobrança antecipada para empréstimo consignado é permitida?

É uma prática comum e que deixa muitos segurados em dúvida. O pagamento antecipado para ter o consignado é legal? Veja o que fazer.



A cobrança de antecipada para a liberação do empréstimo consignado é ilegal, mas acontece muito. Quem precisa de crédito deve ficar atento, já que não é preciso pagar nenhuma taxa ou depósito para ter o pedido analisado ou o dinheiro em conta.

Leia mais: Ambev Tech abre 50 vagas de trabalho só para mulheres

Além de não aceitar esse tipo de negócio, todo consumidor deve denunciar a prática para evitar que mais pessoas sejam lesadas. Até mesmo porque é por meio da taxa de juros que as instituições financeiras são remuneradas. Por isso, a cobrança antecipada é indevida.

Cobrança antecipada em consignados

O empréstimo consignado tem vários custos para quem decide pedir o crédito. É preciso considerar os custos operacionais, taxas e tarifas administrativas. Além, é claro, dos juros. Todos esses valores são incluídos no Custo Efetivo Total (CET).

Antes de solicitar o crédito, a pessoa deve considerar as ofertas de algumas instituições financeiras para avaliar qual oferece a melhor condição.

Outro detalhe é que os juros do empréstimo consignado são menores do que de outras linhas, isso porque os valores são descontados diretamente do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou do contracheque.

Por isso, antes de assinar qualquer contrato de empréstimo, observe bem todos os itens. E nunca antecipe o pagamento de taxas ou depósito para garantir o crédito. Até mesmo porque essa prática pode ser um golpe.

A regra vale também para quem está negativado. Ou seja, mesmo que a pessoa esteja com o nome sujo, a instituição não pode pedir antecipação de dinheiro para liberar o empréstimo.

O correto é o banco fazer a liberação do dinheiro e o segurado só começa a pagar a partir de então, com descontos mensais nos benefícios do INSS.

A orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é que as pessoas denunciem qualquer tentativa de cobrança antecipada do consignado. E registrem um boletim de ocorrência, caso tenham repassado valores e o dinheiro não foi liberado depois disso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário