scorecardresearch ghost pixel



Cuidar dos dentes pode virar condição para receber o Auxílio Brasil

Proposta que tramita no Senado prevê a implementação da saúde bucal como nova condicionalidade do programa.



Os beneficiários do Auxílio Brasil precisam cumprir uma série de condicionalidades para continuar recebendo o benefício. Essas exigências estão ligadas especialmente à saúde e educação dos filhos, como, por exemplo, manter uma frequência escolar mínima exigida.

Leia mais: Auxílio Brasil: orçamento do programa poderia ser 5x maior com lucro da Petrobras

Um novo projeto de lei em trâmite no Senado Federal quer criar uma nova condicionalidade para o programa. O objetivo é garantir a saúde bucal dos cidadãos que fazem parte da iniciativa.

Atualmente, as exigências já previstas são: realização de pré-natal para grávidas; cumprimento do calendário vacinal; acompanhamento do estado nutricional; e frequência escolar dos filhos.

O autor do projeto, senador Plínio Valério, afirma que a ideia do texto veio de uma cidadã do Amazonas por meio do Portal e-Cidadania, do Senado. Em caso de aprovação, todos os responsáveis pelas famílias que recebem o Auxílio Brasil terão que levar as crianças ao dentista desde o primeiro ano de idade.

“Se a consulta com profissionais de saúde bucal passar a ser condicionalidade, as crianças poderão receber atendimento continuado desde o primeiro ano de vida, recebendo tratamento odontológico e orientações sobre higiene bucal. Esperamos estimular o aumento da procura por serviços odontológicos e, assim, reduzir a ocorrência de sérios agravos de saúde causados por uma má higiene oral”, explica o senador.

Verificação do cumprimento das condicionalidades

O Ministério da Cidadania informa que o não cumprimento das regras não resulta na perda imediata do benefício. A família que não cumpriu o calendário vacinal completo, por exemplo, passa a receber apoio do poder público para completar as doses faltantes.

“Um dos principais objetivos do Governo Federal é promover o desenvolvimento infantil e juvenil, por intermédio de apoio a gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes. A primeira infância é uma prioridade do governo, ao dar condições para que as crianças desenvolvam habilidades físicas, cognitivas e afetivas, principalmente nos primeiros 36 meses de vida”, diz.

A pasta também conta com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para colher as informações. Eles repassam dados de suas próprias bases para garantir que as condicionalidades estão em dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário