Seja devido à perda do documento, roubo ou qualquer outro tipo de problema, pode ser que você esteja precisando emitir seus documentos como CPF e RG novamente.
Veja também: Novo RG: Documento será aceito em viagens internacionais; Confira os países
Se você não tem mais os documentos pois foi roubado, saiba que você tem direito de emitir a segunda via de forma gratuita. Porém, para isso é necessário que você faça um boletim de ocorrência para que obtenha a gratuidade.
Como fazer um Boletim de Ocorrência para conseguir os documentos de graça
O boletim de Ocorrência para roubo de documentos deve ser feito de forma 100% online.
Para isso, você deve:
Entrar no site da delegacia do seu estado. Se você estiver em São Paulo, o site é esse: www.ssp.sp.gov.br/bo
Selecione o tipo de Ocorrência. Nesse caso, você deve selecionar a ocorrência de Furto ou Perda de documentos.
Aqui é interessante ressaltar que se você perdeu os documentos você deve seguir o mesmo procedimento, porém a perda pode não te dar a gratuidade na segunda via. Somente em alguns casos que as pessoas que perderam o documento podem obter gratuidade e diremos mais sobre elas na sequência.
Preencha os formulários com todos os seus dados. Você deverá inserir um e-mail válido. Nessa conta você irá receber um link para imprimir o seu boletim de ocorrência.
Depois disso, basta você se dirigir com o boletim de ocorrência impresso até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com os seus documentos e solicitar que seja feita a segunda via. Como já dissemos, no caso de furto a segunda via é gratuita. Outros casos em que a segunda via dos documentos é gratuita.
Você sabia que a primeira via de um documento é sempre gratuita? Independente da sua situação financeira, se você nunca retirou algum dos documentos obrigatórios, como CPF ou RG, você pode solicitar a primeira via do seu documento de forma 100% gratuita, bastando ir até Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou Poupatempo com a sua certidão de Nascimento para obter o restante dos documentos.
Já no caso de roubo, para conseguir a gratuidade é importante ir até os mesmos locais já citados com o boletim de ocorrência junto com a Certidão de Nascimento, para que a segunda via seja retirada de forma 100% gratuita.
Se você perdeu os seus documentos, você pode conseguir a segunda vida gratuita se cumprir os seguintes requisitos:
- Pessoa que se declarar pobre e que comprove isso através do Número de Inscrição Social;
- Homens com mais de 65 anos;
- Mulheres com mais de 60 anos;
- Pessoas sem emprego nos ultimos 3 meses.
Se você se enquadra em qualquer um desses últimos critérios, basta separar a sua Certidão de Casamento ou Nascimento e se dirigir até a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou até o Poupatempo para ter os seus documentos 100% gratuitos.