scorecardresearch ghost pixel



Diagnóstico: conheça as doenças que olhos revelam

Existem doenças que os olhos revelam e podem ser identificadas com bastante antecedência. É possível detectar Alzheimer, hepatite, colesterol e várias outras condições pelos olhos.



Os olhos são os espelhos da alma, certo? Esse é um ditado popular, mas alguns cientistas dos Estados Unidos da América (EUA) foram um pouco além. Eles desenvolveram um aplicativo capaz de detectar doenças através dos olhos humanos. 

Veja também: 5 formas para diminuir as chances de doenças cardiovasculares

É possível encontrar sinais de Alzheimer e de outras enfermidades que afetam o sistema nervoso central. Através do smartphone dá para descobrir algumas doenças que os olhos revelam.

As doenças que os olhos revelam

Na verdade, não se trata exatamente de uma novidade conseguir diagnosticar as doenças que os olhos revelam. Diversos sinais oculares podem indicar problemas no fígado, diabetes e outras condições. Porém, a inovação está em conseguir enxergar os indícios de sintomas neurológicos, como os do Mal de Alzheimer.

O olhar é um importante instrumento de diagnóstico na medicina, já que existem sinais claros de que algo não está bem com o corpo. Uma análise profunda da retina, pupila e da cor dos olhos pode revelar vários dados interessantes sobre a saúde da pessoa.

Alterações na pupila

A pupila é aquela “bolinha” preta que existe bem no centro dos olhos. Na verdade, ela é como se fosse um buraco por onde a luz é captada. Quanto mais luz, menor ela fica, da mesma forma que o oposto também acontece.

Respostas lentas da pupila podem indicar que uma pessoa tem algum problema neurológico. Da mesma forma que a alteração no comportamento da estrutura indica uso de substâncias psicoativas.

Coloração dos olhos

Olhos avermelhados podem indicar exagero em substância entorpecentes, como o álcool. Irritações e infecções também causam certa vermelhidão. O glaucoma, em estágio avançado, também proporciona a cor vermelha no globo ocular.

Se os olhos estão amarelados, o sinal é de inflamação no fígado (hepatite), doenças autoimunes, alterações genéticas, alergia medicamentosa, vírus ou tumores.

Outras doenças que os olhos revelam

Outras doenças que os olhos revelam são a alteração nos níveis de colesterol e de doenças cardíacas. Nestes casos, surge um anel branco ou cinza ao redor da córnea. Além disso, se houver um caroço gorduroso na parte branca dos olhos, pode ser sinal de pinguécula, facilmente tratada com colírios.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário