scorecardresearch ghost pixel



É possível fazer amaciante de roupas caseiro com vinagre branco? Entenda o truque

Saiba como fazer amaciante caseiro em sua casa sem gastar muito.



Evitar gastar com produtos industrializados é o principal desejo de muitas donas de casa com o orçamento apertado. Uma das maiores inovações nos últimos tempos foi o amaciante de roupas caseiro que levam com itens simples e, talvez mais importante ainda, econômicos.

Veja também: Desinfetante caseiro: o mais simples e o mais eficiente

Um desses ingredientes, por exemplo, é o vinagre branco, que toda despensa tem. Além de ser excelente para amaciar os tecidos, outros diversos benefícios já foram constatados.

Olhe só o que você irá precisar para amaciar as suas roupas:

Ingredientes

  • Uma quantidade razoável de água;
  • 70 gotas de óleo essencial (de sua preferência);
  • 70 cl de vinagre banco;
  • Um recipiente.

Modo de preparo e aplicação do produto

  • Em primeiro lugar, coloque o vinagre no recipiente;
  • Após isso, adicione as 70 gotas de óleo essencial;
  • Acrescente a água aos poucos;
  • Agite a mistura para realizar uma boa mistura;
  • Na sequência, adicione meio copo desse líquido no compartimento correspondente na máquina de lavar.

Além da maciez, a sua roupa ganhará um cheiro irresistível.

Benefícios do vinagre branco

Como mencionamos, o vinagre branco, além da maciez, provoca outros resultados na roupa como, por exemplo, o fato de lidar com inconvenientes como a desinfecção e desengorduramento. É um produto realmente versátil.

E vale salientar que ele não auxilia somente os tecidos, mas trata a máquina de lavar muito bem também, praticamente garantindo que ela funcionará em perfeitas condições por um longo tempo.

Características do vinagre branco

O vinagre branco, como você deve saber, é uma substância incolor, mas muito ácido devido à fermentação do álcool e do ácido presente em sua composição. Ele é um produto que, se não for diluído, pode apresentar um cheiro bem forte e incômodo, mas que vai perdendo esse odor grosseiro conforme é manuseado.

É um líquido que, como já mencionamos, serve para diversas coisas, porém, é comumente usado na cozinha. Pode ser usado, também, em várias dicas do dia a dia, como, por exemplo, para a limpeza e remoção da gordura de determinados ambientes.

É um produto muito eficaz ao ser utilizado em toda e qualquer superfície, porém deve ser mantido longe da insolação e da luz solar, ainda que ele seja não perecível.

Vale destacar também que, apesar de ser um produto de ótima versatilidade, se for misturado com alvejante, pode produzir gases tóxicos e danificar severamente o tecido.

Amaciantes com vinagre de maçã

Ter uma roupa bem perfumada é o desejo da grande maioria das pessoas, no entanto antes mesmo de pensar no cheiro, devemos considerar a maciez do tecido. O que acontece, infelizmente, é que as roupas acabam ficando duras com o tempo. Já percebeu isso? Ficam mesmo. Especialmente as toalhas.

Para tentar reverter esse quadro, costumamos usar diversos tipos de amaciantes e produtos de limpeza, mas o que acontece é que esses itens, apesar de realmente perfumarem, são muito ricos em químicos que não amaciam as roupas e ainda podem causar danos ao meio ambiente.

É justamente por causa disso que o vinagre de maçã entra para nos auxiliar, já que é considerado uma substância  naturalmente amaciadora com menos ácido acético e com mais propriedades anticalcário e antiodor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário