scorecardresearch ghost pixel



Estes 15 alimentos podem estar ‘roubando’ cálcio do seu organismo

Descubra quais são os itens da dieta que mais prejudicam a absorção de cálcio pelo organismo. Confira quais os motivos para que isso ocorra e o que você deve fazer para manter a saúde.



O cálcio é um dos nutrientes fundamentais para a boa saúde do organismo, especialmente no que tange os ossos do corpo. Para obter esse nutriente, é preciso investir em uma alimentação de qualidade, além de praticar atividades físicas com frequência. O problema é que mesmo fazendo tudo isso, existem alimentos que prejudicam a absorção de cálcio; descubra quais são eles.

Veja também: Para que serve tomar suco de abacate com limão? Entenda

Evite os alimentos que atrapalham a absorção de cálcio

Primeiramente, saiba que todas as orientações devem ser passadas por um profissional de nutrição capacitado. Cada pessoa possui peculiaridades que podem influenciar na absorção de cálcio e de outros nutrientes. É altamente indicado consultar um especialista no assunto para receber o diagnóstico e o tratamento adequado.

No entanto, existem sim alguns alimentos que atrapalham demasiadamente a absorção do cálcio. Alguns deles são bastante comuns e estão presentes na alimentação padrão do dia a dia.

Confira a lista dos alimentos que prejudicam a absorção do cálcio

Abaixo você confere a lista dos principais ingredientes da dieta que podem interferir negativamente na absorção do mineral pelo corpo. Isso tem capacidade de impactar a saúde dos ossos, principalmente em pessoas mais sensíveis a essas alterações.

  1. Quiabo;
  2. Café;
  3. Soja;
  4. Feijão;
  5. Nozes;
  6. Amendoim;
  7. Sementes;
  8. Castanhas;
  9. Cereais;
  10. Espinafre;
  11. Quiabo;
  12. Beterraba;
  13. Batata-doce;
  14. Chocolate;
  15. Cacau em pó.

O que fazer?

Todos esses alimentos acabam contribuindo para que o mineral seja “roubado” dos ossos e transferido para a corrente sanguínea. Afinal, o cálcio é responsável por regular diversas funções do organismo, como a pressão arterial, por exemplo.

Por isso, se você sofre com má absorção de cálcio ou algum tipo de deficiência do nutriente, o ideal é buscar orientação médica. Os alimentos da lista acima não são proibidos, mas precisam de algumas compensações alimentares para não causarem danos a determinadas pessoas e em certas circunstâncias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário