scorecardresearch ghost pixel



Frio pressiona a inflação: quais alimentos devem subir de preço?

Especialistas esperam aumento nos preços de uma série de produtos alimentícios após onda de frio que atinge o país.



Diversas regiões produtoras do Brasil já enfrentam a onda de frio intenso que chegou ao país nos últimos dias. A situação é especialmente preocupante para agricultores de hortaliças, café, milho, banana e cana-de-açúcar, culturas consideradas mais delicadas.

Leia mais: Frio intenso: Inmet emite alerta de risco à saúde em 11 estados e no DF

Na hipótese de as baixas temperaturas e geadas afetarem essas plantações, o consumidor pode ter que comprar produtos de qualidade mais baixa por preços mais altos. Se isso acontecer, a inflação dos alimentos que já castiga o brasileiro vai ficar ainda pior.

Entre os itens da cesta básica que mais disparam nos últimos 12 meses estão o café, as frutas e os legumes. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, batata, alface e tomate são exemplos de alimentos que não resistem às geadas.

Até o momento, não há registros de quebra de safra, mas isso pode ocorrer em breve, dependendo da intensidade do fenômeno climático. Em nota, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) afirmou que monitora a situação de algumas áreas do sul de Mato Grosso do Sul, onde o frio chegou às lavouras de milho.

Novo aumento nos preços

Para Matheus Peçanha, economista e pesquisador do FGV IBRE, o cenário deve acelerar novamente os preços dos alimentos. “As hortaliças e os legumes já sofreram nas últimas geadas. O tomate e cenoura já vinham como produtos com altas significativas de preços e podem voltar a subir. O clima está frustrando todas as previsões da inflação. O café e a cana de açúcar também podem ser bastante afetados”, disse.

Contudo, ainda não é possível prever o tamanho do impacto no bolso do consumidor.

Pesquisadores do Cepea estão especialmente preocupados com o milho, cujas cotações voltaram a subir, apesar da expectativa de safra recorde. Os cafeicultores das regiões Sudeste e Sul também ligaram o sinal de alerta e iniciaram catações iniciais nos cafezais.

Everaldo Oliveira do Nascimento, presidente da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro (BGA-RJ), prevê aumentos para milho, cana-de-açúcar, café, trigo e cevada.

“Nós não temos uma informação precisa sobre uma real alteração e os impactos futuros nos preços, mas sabemos que as folhas sofrem bastante porque queimam com o frio e a geada, assim como tomates, batatas, abobrinhas e frutas diversas”, afirmou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário