scorecardresearch ghost pixel



Inscritos no CadÚnico ganharão kits de última geração para ver TV com mais qualidade

Usuários do CadÚnico poderão receber kits de antena de última geração.



Todas as famílias que são optantes e usuárias do programa de auxílio do governo no Cadúnico e utilizam as antenas parabólicas (TVRO) devem ficar atentas às novas atualizações dos benefícios. Desta vez, todas as famílias receberão um kit que melhora a qualidade de sinal, imagem e som do sistema de recebimento do sinal.

Veja também: App CadÚnico: o que significa a mensagem “Família em Revisão Cadastral”?

Atualmente, cerca de 20 milhões de domicílios no país têm acesso gratuito a sinais via satélite via satélites da banda C e devem ser migrados para a banda Ku para evitar interferência na banda de frequência de 3,5 GHz reservada para o início das operações 5G.

São 27 capitais brasileiras em julho. Destes, estima-se que 10,5 milhões de pessoas estejam cadastradas no CadÚnico.

A decisão do Grupo de Monitoramento de Implementação de Resolução de Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado após o leilão do 5G, mostra a baixa renda do formato H.265 como norma para as coleções que serão distribuídas à população.

Problemas de interferência

Em reunião emergencial, o grupo que é responsável pela emissão e monitoramento do sinal que vai para milhares de casas diariamente definiu o prazo de 5 dias úteis para solucionar até 90% do problema interferência de sinal pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

A migração da Banda C para a Banda Ku liberará a banda para o 5G e permitirá o cumprimento do cronograma estabelecido no edital, em que a banda larga móvel passará a operar nas capitais e no Distrito Federal a partir de 30 de junho nessa banda.

2023 será a vez dos municípios com mais de 500 mil habitantes, etc., até que o cronograma seja finalizado em 2026.

Gaspi

O edital do leilão 5G prevê a criação do Gaispi – formado por representantes da Anatel, Ministério dos Transportes, operadoras vencedoras do edital 5G, emissoras e operadoras de satélite – para acompanhar a aplicação dos recursos arrecadados e garantir que a população siga a TV por satélite que liga sem ser deixado vigiar desacompanhado.

Este leilão visa diminuir todos os problemas de recebimento de sinal e melhora significativa na imagem e som dos milhares de usuários.

Se você é optante pelo Cadùnico, fique atento para saber o dia, local e hora para retirar seu kit e saber quais o procedimento correto para instalação e solução do problema de interferência do sinal.

A Anatel projeta que todos os kits sejam entregues instalados e configurados de forma gradual e que seja feita a estabilização do sinal até o fim de 2022.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário