scorecardresearch ghost pixel



INSS surpreende aposentados com dinheiro extra na conta esse mês

Este é o terceiro ano consecutivo em que os segurados recebem a gratificação natalina antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão uma grana extra junto com o benefício do mês de maio. Os recursos têm origem na antecipação do 13º salário, que chega na sua segunda e última parcela. Os pagamentos começam no dia 25 de maio.

Leia mais: Auxílio-reclusão: Saiba quem pode receber o polêmico benefício do INSS

Os segurados com direito à gratificação natalina receberão a segunda parcela da antecipação até o dia 7 de junho. As quantias serão oferecidas juntamente com os pagamentos de aposentadorias e pensões referentes ao mês de maio.

De acordo com a autarquia, mais de 31 milhões de pessoas receberam a primeira rodada e, em breve, terão acesso à segunda. Este é o terceiro ano consecutivo em que os segurados recebem o 13º antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro.



Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS em 2022

O calendário de pagamentos do 13º do INSS foi divido em dois, sendo um para quem recebe um salário mínimo e outro para quem ganha acima dessa faixa.

Ambos levam em consideração o número final do cartão de benefício, conhecido como Número de Inscrição Social (NIS). Neste caso, desconsidera-se o último dígito verificador – aquele que aparece depois do traço. Confira:

Para segurados que ganham um salário-mínimo

Final do NIS Recebe dia
1 25 de maio
2 26 de maio
3 27 de maio
4 30 de maio
5 31 de maio
6 1 de junho
7 2 de junho
8 3 de junho
9 6 de junho
0 7 de junho

Para segurados que ganham acima de um salário

Final do NIS Recebe dia
1 e 6 1 de junho
2 e 7 2 de junho
3 e 8 3 de junho
4 e 9 6 de junho
5 e 0 7 de junho

Como consultar os benefícios do INSS?

Para fazer a consulta dos benefícios do INSS, o órgão disponibiliza alguns canais que facilitam o acesso às informações pelos segurados. Veja:

  • Central de Atendimento por telefone, no número 135;
  • Site Meu INSS, que reúne vários serviço digitais da autarquia;
  • Aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android iOS.

Vale destacar que o valor da segunda parcela do INSS equivale à metade do total mensal pago pelo benefício. No entanto, no caso de segurados que precisam pagar o Imposto de Renda, o tributo será descontado nesta rodada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário