scorecardresearch ghost pixel



Perdeu seu RG? Veja como conseguir o documento novo

Saiba todos os detalhes sobre o que fazer caso perca seu RG.



Perder o RG é uma situação realmente frustrante e, na grande maioria das vezes, quando isso acontece, muitas pessoas não sabem como devem proceder: onde emitir a segunda via, como fazer isso, quanto custa este procedimento e quanto tempo pode demorar para a nova carteira de identidade ficar pronta.

Veja também: Emissão do novo RG já está disponível; veja como unificar vários documentos

Contudo, não é tão complicado assim conseguir a segunda via do documento, na verdade, é mais simples do que você pode imaginar. Para isso, basta seguir apenas alguns passos simples, os quais você aprenderá mais abaixo.

Além disso, com o novo modelo da carteira de identidade, não será mais necessário andar com o RG físico na carteira, visto que ele poderá ser utilizado de maneira totalmente digital.

Novo RG

O intuito do Governo Federal é tornar a Carteira de Identidade mais segura, e muito mais prática do que é atualmente. Para que seja assim, o novo modelo do documento não vai conter apenas o número do RG e do CPF, mas também outros dados, como informações referentes a Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação. Inclusive, para aqueles que já desejam aderir ao novo documento, o modelo já está disponível digitalmente.

Como obter o novo RG digital?

Se você já possui o RG físico, o processo é bem simples. Basta que você realize o download do app “RG Digital” no seu dispositivo móvel, seja Android ou iOS. Assim que realizar a instalação, abra o app e escolha a opção “Adicionar RG Digital”.

O aplicativo irá te redirecionar para um leitor de QR Code, que deverá ser usado para ler o QR Code presente no interior do seu RG físico. Feito isso, aceite todos os Termos de Uso e Política de Privacidade do app.

Em seguida, você precisará fazer o reconhecimento facial e prova de vida, processo simples e rápido de ser realizado. Para finalizar, crie uma senha de 4 dígitos, que será utilizada para acessar seu RG digital e pronto, você acaba de possuir sua Carteira de Identidade digital.

Vale ressaltar que a validade do RG digital é a mesma do documento físico, a qual varia de acordo com a faixa etária do cidadão.

Qual a validade da Carteira de Identidade?

Como mencionado, a validade do RG é variável de acordo com a faixa etária de cada pessoa. Veja a seguir quanto tempo vale uma Carteira de Identidade:

  • Para crianças de até 12 anos, o RG vale por 5 anos;
  • Para as demais pessoas entre 13 e 60 anos, a validade do documento é de 10 anos;
  • Já para as pessoas com mais de 60 anos, o documento possui validade indeterminada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário