scorecardresearch ghost pixel



Sinais e sintomas da falta de ferro dentro do organismo

Nutriente é um dos mais importantes para a boa saúde do organismo. Entenda o que a falta de ferro pode causar para os pacientes e entenda melhor o que é a anemia.



O ferro é um nutriente encontrado em diversos alimentos e é também essencial para a saúde. Você pode consumir ferro através do feijão, espinafre, couve e brócolis. No entanto, nem sempre o cardápio rico em nutrientes basta para combater a falta de ferro no corpo.

Veja também: 3 receitas fáceis e incríveis de caldos e sopas para o dia frio

Confira alguns dos sinais da falta de ferro

  1. Fadiga extrema;
  2. Pés inchados;
  3. Queda capilar;
  4. Pele pálida;
  5. Falta de vontade de comer;
  6. Infecções frequentes.

Falta de ferro pode causar anemia

O maior problema relacionado à falta de ferro é a anemia. De acordo com um estudo de 2013, publicado pela Anemia Working Group Portugal, 20% da população poderá apresentar anemia no país lusitano. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de 7.890 pessoas com mais de 18 anos de idade.

Na mesma linha, um artigo publicado no site Lusíadas, de autoria de João Estevens, diz que “Em termos estatísticos, numa família portuguesa de cinco pessoas maiores de idade, uma delas sofre de anemia”. Foi o que garantiu Estevens, especialista em medicina internacional, do Hospital Lusíadas Albufeira.

Sintomas da anemia

Entre os sintomas mais comuns relacionados aos quadros de anemia, seja ela qual for, estão:

  1. Arritmia
  2. Dificuldade para respirar
  3. Dor no peito
  4. Dor de cabeça
  5. Fadiga
  6. Mãos e pés frios
  7. Pele pálida ou amarelada
  8. Tonturas

Atenção com a falta de ferro

Caso você sinta algum desses sintomas ou vários deles, o ideal é procurar ajuda médica o quanto antes.

A anemia exige mais esforço do coração e pode agravar diversos outros problemas de saúde. Além disso, uma pessoa anêmica se coloca em gravidade caso apresente algum tipo de hemorragia ou sangramento intenso.

Nem todos os tipos de anemia podem ser prevenidos, mas existem alguns que podem sim contar com medidas preventivas. A anemia por deficiências de ferro, por exemplo, deve ser tratada com dieta e, em alguns casos, reposição de ferro endovenoso. Recomenda-se o consumo de vitaminas B8, B12 e C, além de atividade física moderada e o consumo de alimentos ricos em ferro. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário