scorecardresearch ghost pixel



Verdade ou Mito? Saiba se o nome fica limpo depois de 5 anos

Descubra em detalhes se essa história de que a Serasa caduca o nome do inadimplente é verdadeira ou se você precisa se apressar para quitar essas dívidas.



Já deve ter passado por sua cabeça as consequências de ficar muitos anos sem pagar suas dívidas. A verdade é que, em algumas situações, o seu nome pode ser limpo após um certo período na Serasa. Então podemos afirmar que SIM, as dívidas “esquecidas” realmente caducam após cinco anos sem que qualquer pagamento seja feito.

Veja também: Pagar as contas em dia ganha mais peso no score da Serasa

Vale ressaltar que o CPF do inadimplente deixa de fazer parte do cadastro Serasa e de outros departamentos de crédito também, porém ainda assim a sua dívida irá aparecer para a instituição para qual você deve.

Ah, mas nem pense que ela sumirá do seu Serasa Limpa Nome, hein? Afinal, você poderá precisar dele para realizar uma tentativa de acordo. A melhor parte é que outras companhias de crédito não conseguirão consultar o seu CPF devedor.

Por outro lado, é bom levar em consideração que talvez não valha muito a pena esperar todo esse tempo até que a dívida caduque, já que ela vai ficar ainda mais alta por causa de juros, seguros e impostos.

A existência da dívida também poderá atrapalhar os projetos que você possa ter.

Se você deseja fazer um empréstimo, por exemplo, a instituição irá procurar pelo seu nome. Enquanto ele estiver “sujo”, ou seja, com restrições, o mercado financeiro entenderá que você não cumpre com os seus compromissos, o que vai dificultar e muito a liberação desse valor. A mesma dificuldade será vista na compra de um imóvel.

Serasa Score

Para quem não sabe, o Serasa Score é um critério de pontuação que vai de zero a mil, em outras palavras, essa pontuação sinaliza quais são as chances de a pessoa pagar as suas contas corretamente ao longo de um ano.

O score é um dos itens avaliados na hora de conseguir um empréstimo, financiamento e cartões. Ele é levado em consideração até mesmo na hora de abrir conta em lojas. Essa pontuação pode contar muito em diversas situações do cotidiano. Esses cálculos são feitos com base em alguns critérios, enquanto a pontuação é criada por meio da leitura do comportamento do consumidor no mercado financeiro.

Um desses pontos levado em consideração é o histórico de dívidas.

Atualmente esse é o fator que é responsável por uma parte importante da pontuação. Algo em torno de 19%.

Como fazer a consulta do meu score?

Caso você não saiba em qual pontuação está o seu score, principalmente porque o número aumenta e diminui com o tempo, mas deseja saber como dar uma olhada, o processo é bem simples. Basta você seguir a passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do score ou baixe o aplicativo do Serasa disponível para Android e iOS;
  • Preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações;
  • Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.

Com essa ferramenta fica muito fácil acompanhar a pontuação. Caso esteja baixa, você pode tentar melhorar isso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário