scorecardresearch ghost pixel



Precisa da 2ª via do CPF? Veja como tirar o documento sem sair de casa

Você sabia que é possível tirar a 2ª via do CPF sem sair de casa? Veja como garantir o acesso ao serviço de forma simples e pela internet.



Pode ser que você precise – devido a alguma situação, como a perda do documento – tirar a segunda via do seu CPF mais cedo ou mais tarde, pois o documento é um dos mais importantes. Não é à toa que é emitido gratuitamente. No entanto a melhor parte é que o serviço pode ser feito pela internet, sem precisar ir até uma agência da Receita Federal.

Leia mais: Novo RG substitui o CPF e o passaporte? Entenda as mudanças

Antes de tudo, é importante lembrar que o tradicional CPF físico, aquele cartãozinho de plástico azul, não é mais emitido. De 2011 para cá, o cidadão conta apenas com a inscrição impressa – que pode ser plastificada – e com o CPF Digital.

Segunda via do CPF

Para tirar a 2ª via do CPF, o indivíduo pode baixar o aplicativo CPF Digital. Ele está disponível para o download gratuito nas lojas de aplicativo, Google Play e App Store.

No aplicativo, o cidadão deve seguir o passo a passo para login e senha. Depois disso, ele já consegue acessar as informações do CPF e conferir se a situação dele está regular. Além de uma foto, o indivíduo tem um código QR Code que também pode ser usado na identificação.

No caso dos brasileiros que não fizeram a declaração do Imposto de Renda nos últimos dois anos, o primeiro passo é acessar a página da Receita Federal.

Em seguida, é preciso preencher com os dados como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor. Depois disso, o CPF já fica disponível para a impressão. Os brasileiros que estão em dia com a Receita Federal podem acessar o serviço por meio do portal e-CAC.

Caso o cidadão tenha esquecido o número do CPF, ele pode solicitar a informação na regional da Receita Federal. O serviço está disponível nos seguintes e-mails:

1ª Região (DF, GO, MT, MS e TO): atendimentorfb.01@rfb.gov.br
2ª Região (AC, AM, AP, PA, RO e RR): atendimentorfb.02@rfb.gov.br
3ª Região (CE, MA e PI): atendimentorfb.03@rfb.gov.br
4ª Região (AL, PB, PE e RN): atendimentorfb.04@rfb.gov.br
5ª Região (BA e SE): atendimentorfb.05@rfb.gov.br
6ª Região (MG): atendimentorfb.06@rfb.gov.br
7ª Região (ES e RJ): atendimentorfb.07@rfb.gov.br
8ª Região (SP): atendimentorfb.08@rfb.gov.br
9ª Região (PR e SC): atendimentorfb.09@rfb.gov.br
10ª Região (RS): atendimentorfb.10@rfb.gov.br
Exterior: cpf.residente.exterior@rfb.gov.br.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário