scorecardresearch ghost pixel



4 dicas testadas e APROVADAS para economizar combustível de verdade

Essas dicas são fundamentais para quando você precisar economizar gasolina. Fique atento e poupe o seu suado dinheirinho seguindo essas orientações.



Que a gasolina e outros derivados do petróleo estão todos absurdamente caros, já não é mais novidade para ninguém. Só nos últimos anos nós vimos os preços dos combustíveis se elevarem mês após mês sem poder fazer nada a respeito. E quando acreditamos que finalmente podemos respirar aliviados, outro aumento é anunciado.

Veja também: 5 itens do carro para economizar combustível, mas que você não usa

Na realidade, as altas sucessivas infelizmente não contam com um único responsável, pois o valor desse item tão utilizado no nosso cotidiano depende de diversas coisas, como é o caso do preço do petróleo, o cenário internacional e diversas outras coisas que nós até ignoramos.

Precisamos compreender que, apesar de o país ser um grande produtor da matéria-prima que dá origem aos combustíveis, nós não contamos com uma estrutura para refinar o combustível aqui no país, logo o preço do barril é negociado no mercado internacional. Uma vez que ele sempre está atrelado ao dólar, sofremos com o valor final.

Manutenção em dia

Se você é um dos motoristas que acreditam que a manutenção do veículo é importante somente para que o carro funcione da maneira correta e não quebre, está muito errado. O funcionamento perfeito de um veículo impacta diretamente no modo como ele consome combustível também.

Um carro com peças em mau funcionamento ou com quaisquer outros tipos problemas tende a consumir bem naus gasolina, se for o caso, para entregar o mesmo desempenho de antes.

Seja prudente

O trânsito é extremamente delicado e perigoso, onde qualquer erro pode ser fatal.

Sabemos que dirigir de forma responsável vai muito além de conduzir de forma segura, visto que uma viagem segura e sem a necessidade de tanta aceleração irá impactar não apenas na sua segurança e na dos passageiros.

O seu bolso é o maior beneficiado nas situações em que você conduz da maneira correta, então evite ultrapassagens desnecessárias, acelerações bruscas e quaisquer outras práticas que vão exigir muito do carro.

Calibre os seus pneus

A qualidade dos pneus não só afeta o modo como o veículo se desloca! Um pneu que esteja com os níveis de pressão baixo sempre exigirá que o veículo faça mais atrito com o solo para poder sair do lugar, sendo assim o consumo de combustível vai crescer e muito. Ele chega a ser até 3% maior do que nos contextos anteriores.

Pode até parecer uma bobagem agora, mas se pensar a longo prazo, verá que a porcentagem acumulada fará uma enorme diferença. Imagine que no final do ano que o brasileiro gasta, em média, por volta de R$ 6 mil em combustível. Ele terá economizado R$ 180, o que faz uma grande diferença, certo?

Saia de casa no horário correto

Estar atrasado ou em cima da hora vai gerar um grande impacto não só em seu convívio social como também em seu orçamento, ao menos no que diz respeito  ao veículo. Quando estamos correndo contra o tempo, nós tendemos a acelerar de maneira contínua, o que leva a uma maior queima de combustível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário