scorecardresearch ghost pixel



5 alimentos com fama de vilão, mas que na verdade não prejudicam a saúde

Quem já não recorreu a alguma dieta da moda ou acreditou na fama de que determinado alimento faz mal para a saúde?



Somos bombardeados diariamente por informações sobre alimentação saudável. Nesse cenário tem espaço para tudo, opiniões, recomendações, sugestões e conclusões de que certos alimentos são ruins “para isso” ou “para aquilo”, “coma isso e terá um resultado assim ou assado”.

Veja também: Por que não pode guardar ovo na porta da geladeira?

São incontáveis o número de programas de televisão, influenciadores digitais ou matérias de revistas fornecendo dietas ou informações sobre alimentação que ficamos até confusos para saber o que devemos colocar em nossa dieta.

A verdade é que certos alimentos acabam sendo injustamente acusados de provocarem danos ao organismo, quando na verdade são benéficos e não precisam ser retirados da dieta. Conheça alguns alimentos que já foram acusados de vilões da dieta!

Comidas saudáveis: alguns alimentos considerados “injustamente” vilões 

1 – Ovos 

Ovos

Há alguns anos o ovo assumiu a culpa de ser um grande inimigo da saúde do coração, por ser um alimento que fazia aumentar as taxas de colesterol ruim. Mas, graças ao avanço das pesquisas atuais, sabemos que trata-se de um rico alimento capaz de produzir bons efeitos para o organismo. E que é cheio de vitaminas, proteínas, minerais e gorduras de boa qualidade que previnem problemas cardíacos entre outros.

2 – Carne vermelha

Carne vermelha

Aquela carne vermelha que você come no churrasco, não faz mal à saúde, ao contrário do que muito se afirmava. Na verdade, as proteínas e vitaminas que constituem a carne são muito benéficas para o organismo. No entanto, o segredo está na moderação do consumo, mas não na restrição.

3 – Leite 

Leite

Muito se acredita que adultos não devem consumir o leite, principalmente o integral, há quem acredite que esse alimento seja prejudicial à saúde, devido suas quantidades de gorduras. 

Porém, um grupo de cientistas realizou um estudo, em 2015, no qual foi evidenciado que a ingestão de alimentos integrais colabora evitando doenças como o diabetes e cardiovasculares.

4 – Chocolate

Chocolate

Há quem ainda acredite que esse alimento seja um grandíssimo inimigo da saúde. Mas a verdade é que cada vez mais fontes científicas estão revelando dados desmistificando a má fama do chocolate. Hoje, sabemos que o alimento, em percentuais mais altos de cacau e baixos de açúcar, faz bem para saúde contribuindo em diversos aspectos.

5 – Arroz

Arroz

É injusto pensar que o arroz possa ser um alimento ruim para a saúde, mas esse grão já carregou esse rótulo.

Contudo, sabemos que o arroz é um alimento rico em vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do organismo e do sistema imunológico. E não é à toa que o arroz é um dos pratos mais consumidos do mundo e popular por conta de sua versatilidade.

Muitos alimentos podem fazer mal à saúde, mas carregar sozinho a fama de ser prejudicial não é justo. Porque o grande segredo está no equilíbrio do consumo, no conjunto de hábitos e no estilo de vida que se leva.




Voltar ao topo

Deixe um comentário