scorecardresearch ghost pixel



5 regras que todo motociclista precisa saber para pilotar no Brasil e a maioria ignora

Aprenda algumas dicas e exigências legais que todo motociclista deveria saber antes de pilotar uma moto nas vias públicas do país; algumas dicas podem salvar sua vida.



O motociclista precisa saber de algumas regras e conselhos que existem na legislação brasileira. Esses dados podem ajudar a pilotar dentro das leis de trânsito, além de ter mais proteção no dia a dia em ruas, avenidas e estradas.

Veja também: Não seja surpreendido! Descubra se IPVA atrasado pode guinchar o carro

Conheça 5 coisas que todo motociclista precisa saber no Brasil:

1 – Você precisa de óculos de proteção em alguns casos

Se o capacete que você escolheu não possui viseira, a Lei exige que seja utilizado um par de óculos de proteção adequado. A viseira ou os óculos são itens essenciais para a proteção dos olhos do motociclista e estão previstos na legislação específica.

2 – Motociclista precisa saber sobre trajes refletivos

A motocicleta e o itens de proteção costumam conter tarjas refletivas a fim de aumentar a segurança dos motociclistas. Se você tem o hábito de pilotar à noite ou durante chuva, sempre procure por itens que possuam esses adesivos refletivos para aumentar a sensação e a proteção prática em via pública.

3 – Cuidado ao transportar crianças

Motociclista precisa saber que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras para transportar crianças em motos. Não se pode levar pessoas com menos de 10 anos em um veículo como esse. A alteração chegou em 2020, mas já está em prática e deve ser seguida para permanecer dentro da lei.



4 – Fique longe de outros

Outra coisa que todo motociclista precisa saber é que existe uma distância de segurança pré-estabelecida. Segundo especialistas, nunca pilote a uma distância menor do que 5 metros de outros pilotos e veículos. Isso ajuda a dar uma margem de segurança para frear. Em altas velocidades, a distância de segmento pode aumentar para 30 metros.

5 – Use roupas de proteção

Todo motociclista precisa saber que a roupa de proteção é essencial e exigida em lei. Isso significa que para pilotar moto é preciso usar calças compridas e grossas, casacos, luvas e botas para evitar ocorrências médicas na maior parte de acidentes leves.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário