scorecardresearch ghost pixel



9 alimentos calmantes que promovem uma noite de sono reparador

Comer alimentos leves ricos em triptofano um aminoácido precursor da serotonina ajuda a relaxar e ter uma noite de sono com qualidade.



Talvez você saiba que alguns alimentos podem “roubar” a qualidade do sono. Alimentos gordurosos, com altas quantidades de carboidratos e gorduras dificultam a digestão e podem comprometer uma noite de descanso. Além disso, alimentos ricos em cafeína, refrigerantes e álcool são “inimigos” do sono.

Veja também: Isto é o que acontece com seu corpo ao comer amendoim diariamente

Mas por outro lado, existem alimentos que promovem relaxamento, dão mais tranquilidade e beneficiam o sono noturno promovendo um efeito calmante. Confira a lista de alimentos que ajudam a dormir melhor.

9 alimentos calmantes que promovem uma noite de sono reparador

1 – Leite

Provavelmente você já tenha escutado que é bom beber um copo de leite morno antes de dormir. Embora não existam dados suficientes para comprovar a boa ação desse hábito, quem costuma fazê-lo afirma que relaxa, ajudando a dormir mais rápido. A explicação para isso, pode estar em suas quantidades de aminoácidos. Logo, vale a pena tomar um copo de leite morno antes de ir para cama. 

2 – Vegetais verdes

Alguns vegetais verdes como alface e brócolis, por exemplo, ricos em clorofila, elemento que faz com que tenham a coloração verde, também é um estimulante da vitamina C (antioxidante natural, que combate os radicais livres, substâncias que fazem com que as células envelheçam precocemente), amenizam a fadiga mental e melhoram o metabolismo. 

3 – Maracujá

Suas propriedades relaxam o organismo, porque agem diretamente no sistema nervoso central gerando um efeito analgésico e relaxante muscular

4 – Banana

Essa fruta é rica em triptofano, um aminoácido que age positivamente no cérebro, e magnésio que ajuda a regular a contração muscular. Ambos colaboram na produção de hormônios como a serotonina e melatonina que influenciam na qualidade do sono.

5 – Aveia 

Seus nutrientes promovem um relaxamento e amenizam sintomas de estresse. Isso porque a aveia é rica em triptofano que melhora os níveis de serotonina no cérebro.

6 – Uva

A uva possui teores de melatonina que melhora a qualidade do sono. Além disso, tem substâncias cardioprotetoras que ajudam na saúde dos vasos sanguíneos, colaboram na circulação sanguínea e controlam a pressão arterial por produzir um relaxamento das artérias.

7 – Castanhas e sementes

Ajudam no relaxamento muscular por serem ricas em triptofano. Essas oleaginosas abastecem o organismo de magnésio, que reduz os efeitos dos hormônios do estresse.

8 – Mel

Promove relaxamento porque ajuda na produção de serotonina que é hormônio que produz sensação de bem-estar e alívio. 

9 – Ovo

Fonte de triptofano que entre outros benefícios ajuda a combater a insônia, proporcionando uma boa qualidade de sono.




Voltar ao topo

Deixe um comentário