Não é novidade que fumar faz mal para a saúde, mas infelizmente muitas pessoas no Brasil e em todo o mundo ainda fazem uso do tabaco cotidianamente. No entanto é possível perceber que alguns grupos estão ficando cada vez mais preocupados com o bem-estar, o que leva a algumas delas a decidirem parar de fumar.
Veja também: O que acontece quando você para de fumar?
O que acontece e desestimula a muitos é que o processo de largar esse vício não é assim tão simples.
Atualmente há uma diversidade de medicamentos e processos terapêuticos que são extremamente úteis para auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar, mas infelizmente nem sempre todos os processos e remédios são acessíveis a todas as pessoas que gostariam de deixar o fumo para trás.
Ainda assim, a força de vontade de alguns indivíduos em cuidar melhor da sua saúde tem feito com que eles busquem formas alternativas de parar de fumar que não demandem a necessidade de medicamentos caros.
Uma dessas formas é consumindo alimentos que são ricos em componentes e nutrientes que ajudam muito.
E se você é um dos interessado em parar de fumar de forma simples e natural, deixando esse vício para trás de uma vez por todas, confira a seguir essas sugestões de alimentos que vão te ajudar e muito nesse processo.
Banana
A banana é uma fruta extremamente essencial na alimentação de qualquer um que esteja tentando parar de fumar, pois ela é rica em vitamina B6 e também no aminoácido triptofano, responsável pela produção de serotonina em nosso organismo.
Mas em que isso auxilia o indivíduo?
Bem, serotonina ajuda a diminuir o estresse, que é muito comum durante o início do tratamento para parar de fumar. Além disso, a falta do cigarro em momentos estressantes podem agravar ainda mais o estresse, por isso a banana se faz muito útil.
Outros alimentos que podem ajudar essas pessoas, por causarem os mesmos efeitos da banana, são o chocolate, o grão de bico, os peixes e laticínios em geral, mas cuidado com o tamanho do consumo de cada um deles.
Tomate
Aqui vai uma novidade que certamente você não conhecia. Sabia que o tomate pertence a mesma família do tabaco? Sim, é isso mesmo, essa fruta deliciosa – frequentemente confundida com uma verdura – possui níveis mínimos de nicotina, o que faz com que o tomate seja muito útil para ajudar as pessoas a parar de fumar por fornecer em pequenas quantidades aquilo que tanto as atrai.
O melhor é que existem diversas formas de se consumir os tomates: pode ser em forma de suco, em molhos para carnes e massas, assados ou até mesmo em sua forma natural como parte de uma salada deliciosa.
Cenoura
O uso da cenoura é bastante interessante e inusitado para ajudar no processo de parar de fumar, mas funciona.
Acontece da seguinte forma: o fumante corta a cenoura em tiras e a consome uma toda vez que tiver vontade de fumar, segurando-a como um cigarro. Isso ajuda a se livrar da fixação oral de segurar um cigarro na boca ou entre os dedos.