scorecardresearch ghost pixel



Borra de café ajuda a desentupir a pia? Descubra se é mito ou verdade

Confira qual é a resposta para a dúvida: dá para desentupir a pia da casa utilizando borra de café? Essa suposta solução foi compartilhada nas redes sociais recentemente.



A pia entupida é um dos problemas da casa que dão muita dor de cabeça até serem resolvidos. Afinal, o encanamento obstruído pode impedir a lavagem da louça, da roupa e de muitas outras coisas. Isso sem falar no mau-cheiro que se acumula e tende a se espalhar pela casa.

Veja também: 5 utilidades exóticas e surpreendentes da batata

Por isso, surgiu a hipótese de desentupir a pia com borra de café. Será que isso funciona mesmo? Descubra.

Afinal de contas, borra de café ajuda a desentupir a pia ou não?

A resposta para essa pergunta é bem direta: não! Borra de café não vai te ajudar em nada a desentupir sua pia. Pelo contrário, o ingrediente pode piorar bastante o entupimento que já foi causado.

De fato, o café possui algumas características bem ácidas, porém nada que possa ajudar a dissolver alimentos e desentupir a pia. Depois de coado, o pó perde praticamente toda aquela acidez presente no grão. Se jogada no ralo da pia, a borra de café formará uma bola de café que pode endurecer ou aderir em outros restos que estão no encanamento.

Qual utilidade posso dar para a borra de café em casa?

Se você está em busca de uma solução para reutilizar a borra de café, o melhor caminho é preparar um adubo caseiro.

Para isso, utilize casca de ovo limpa e triturada no liquidificador. Misture os dois ingredientes e guarde em um potinho com tampa (faça alguns furinhos na tampa). Depois de 15 dias, misture o adubo caseiro com borra de café na terra em seu jardim ou em vasos.

Caso sua pia esteja entupida, o melhor caminho é utilizar produtos específicos para o problema ou apostar em água quente, vinagre e bicarbonato de sódio. Se nada disso adiantar, o jeito vai ser chamar por um encanador. Cuidado com o que despeja pelo ralo, pois o problema pode ficar bem mais sério e a solução não será nada barata.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário