scorecardresearch ghost pixel



‘Cerveja faz bem para a saúde’, diz estudo; confira 3 bons motivos para tomar

Um estudo revelou que a cerveja faz bem para a saúde, então saiba quanto é permitido consumir e quais os benefícios que ela traz.



Muitas pessoas falam sobre os problemas que o consumo excessivo de álcool pode causar à saúde, mas o que quase não é divulgado, é que consumir uma quantidade moderada de cerveja todos os dias pode trazer muitos benefícios para a saúde. Você esperava por essa?

Veja também: Cerveja super gelada em apenas 4 minutos? Confira como fazer essa mágica acontecer

A revista Journal of Agricultural and Food Chemistry fez uma publicação recentemente onde dizia que o consumo de uma cerveja do tipo lager todos os dias proporciona um aumento significativo da quantidade de bactérias boas no intestino.

O aumento dessas bactérias no organismo humano ajuda a reduzir os riscos de diabetes do tipo 2 e de várias doenças cardíacas.

Um outro estudo recente, esse feito pela Universidade NOVA que fica localizada em Lisboa (Portugal), mostrou que os homens que consumiam 330 ml de cerveja (com ou sem álcool) todos os dias na hora do jantar durante um mês, tiveram um aumento de 7% das bactérias boas do intestino.

Os participantes do estudo eram homens de 23 a 58 anos, saudáveis e que receberam orientações para não mudarem os seus hábitos alimentares ou de atividades físicas durante o período da realização do estudo.

Além do aumento significativo das bactérias boas do intestino, nenhum dos homens que participou do estudo teve algum tipo de alteração em seu peso, nível de colesterol ou massa gorda. Consegue acreditar? Pois é.

Ainda que a cerveja utilizada para a realização do estudo seja a cerveja tipo lager, tem sido fortemente defendido que todas as cervejas têm o mesmo efeito no organismo das pessoas.

Inclusive, tem um detalhe: as cervejas que apresentam maior quantidade de levedura tendem a ter um efeito ainda mais forte no organismo das pessoas, sendo assim, são também ainda melhores para promover o aumento das bactérias no intestino.

3 benefícios da cerveja para a saúde

O consumo de cerveja de forma moderada não proporciona apenas a vantagem mencionada acima, pelo contrário, são muitos outros benefícios que estão associados ao consumo dessa bebida. E para não deixá-lo na curiosidade, deixaremos abaixo três deles, com exceção daqueles que já mencionamos anteriormente.

Reduz os riscos de câncer e AVC

A cerveja é uma bebida rica em polifenóis compostos, que são poderosos antioxidantes com a capacidade de ajudar a reduzir os riscos de câncer e AVC. São encontrados cerca de 50 tipos de polifenóis na cerveja, por exemplo, o que é sabido que eles exercem efeitos significativos no controle da pressão arterial.

Combate gripes e resfriados

Muitos dizem que quando se está com gripe ou resfriado, é melhor evitar o consumo da boa e velha cervejinha, contudo saiba que o conselho está bem equivocado!

O lúpulo contido nesse tipo bebida conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, então elas irão te auxiliar ao evitar a propagação do vírus e até mesmo a prevenir a pneumonia.

Hidrata

De todas as bebidas alcoólicas existentes, a cerveja é a que mais sai em vantagem no quesito hidratação, visto que contém muita água e pouco álcool.

Exercícios prolongados podem causar infecções e inflamações, diz estudo, então o consumo moderado dela após a prática de exercícios ajuda a evitar esses problemas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário