scorecardresearch ghost pixel



Com pouco mais de 15 minutos por dia é possível reduzir a ansiedade e o mau humor

Um recente estudo afirma que a prática de 15 minutos e 9 segundos de exercícios diários reduz a ansiedade e o mau humor.



Quem sofre de ansiedade e mau humor frequente sabe o quão doloroso é lidar com esses sintomas decorrentes, muitas vezes, devido a correria do dia a dia e ao estilo de vida que se leva.

Veja também: Esses são os alimentos detox que ajudam a limpar o organismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa mundial é que essa doença afete cerca de 264 milhões de pessoas. Acredita-se que seja causada por fatores como a genética, ambiente,  mentalidade e doenças físicas. Mas, muitas vezes, é desencadeada por excesso de estresse, uso de álcool, tabaco ou drogas, além de falta de habitualidade dos exercícios físicos. 

Mau humor, irritabilidade e tensão muscular são alguns dos principais sintomas. A boa notícia é que um novo estudo apontou que é possível amenizar os principais sintomas investindo apenas 15 minutos e 9 segundos de seu tempo por dia.

Reduza o seu nível de ansiedade e mau humor

A conclusão foi feita após uma pesquisa com 37 mil pessoas, de 16 países, incluindo o Brasil. Que destacou a prática diária de 15 minutos e 9 segundos de exercício físico como suficiente para proporcionar mais bem-estar, contribuindo para a saúde física e mental.

O então estudo apresenta resultados que confirmam resultados de pesquisas anteriores de que a atividade física regular funciona como estimulante para o cérebro, causando sensações e efeitos similares ao uso de medicamentos contra a depressão e ansiedade.

Todos esperavam que o resultado seria de pelo menos 30 minutos por dia, porém, o que surpreendeu os pesquisadores foi o tempo para usufruir dessas benesses, bastando unicamente 15 minutos e 9 segundos de qualquer tipo de exercício. 

Brendon Stubbs, responsável pelo estudo e pesquisador do King’s College London, no Reino Unido, esclarece que realizar atividade física atua em vários mecanismos neurobiológicos e psicossociais.

Os resultados obtidos revelam que o tipo de atividade não é relevante, pois os efeitos são percebidos em diversas formas de exercícios, seja uma caminhada, ou uma corrida ou até mesmo com a musculação. Quanto mais tempo foi mantido a regularidade de exercícios, melhores e mais sentidos são resultados na melhora do bem-estar.

A atividade física exerce influência em duas áreas cerebrais, o hipocampo, que é associado à memória, aprendizado e às emoções; e ao córtex pré-frontal, que está associado à memória e à cognição.

Efeitos do exercício físico

Outros efeitos desencadeados pelos exercícios físicos são a liberação de endocanabinoides, que causam efeito analgésico, ansiolíticos e antidepressivos, similares ao do THC maconha. 

Também libera mais dopamina, serotonina, noradrenalina, hormônios que atuam na regulação do humor, estado de sono entre outros.

Além disso, a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico e combate processos inflamatórios. Contudo, os pesquisadores alertam que para usufruir de resultados duradouros é necessário manter a regularidade da atividade física.




Voltar ao topo

Deixe um comentário