Procrastinar é algo que todo mundo faz de tempos em tempos, mas se isso se tornar um hábito, pode acabar atrapalhando diversas atividades do dia a dia das pessoas, especialmente quando aparece na rotina de forma excessiva. Se surgir em áreas importantes como no trabalho ou na escola, o problema pode ser mais grave.
Veja também: Aprenda a regra dos 5 segundos para conquistar o que deseja
A coach, apresentadora e palestrante norte americana Mel Robbins escreveu um livro onde afirma que existe uma técnica que todas as pessoas deveriam começar a aplicar, pois isso as ajudaria a acabar de uma vez por todas com a procrastinação.
Essa técnica é a “Regra dos 5 segundos”.
Apesar de se tratar de uma técnica bastante simples, ela é bem eficiente, uma vez que já podemos ter acesso há relatos de várias pessoas que conseguiram atingir o sucesso profissional e pessoal por causa da regra dos cinco segundos em questão.
Então se você quer conhecer essa regra e saber o que ela é, como aplicá-la e em quais momentos do seu dia a dia pode utilizá-la, continue lendo e aprenda tudo sobre essa técnica incrível que pode te levar ao sucesso.
O que é a Regra dos 5 segundos?
Nada mais é do que uma técnica que você deve aplicar em seu íntimo, pois ela te ajudará a eliminar todo e qualquer pensamento ruim, autodestrutivo ou que possa atrapalhar o seu rendimento no dia a dia e a sua autoconfiança.
Basicamente é uma ferramenta que te ajuda a trocar medo, justificativas, inseguranças e desculpas por proatividade, confiança e coragem, já que isso possibilita que você pare de procrastinar e execute as suas atividades diárias da melhor maneira.
Quando a Regra dos 5 segundos é aplicada corretamente, ela é capaz de te ajudar a:
- Impedir a autossabotagem;
- Sair de uma vez do piloto automático;
- Confiar mais em si mesmo e na sua capacidade;
- Vencer todas as suas inseguranças e medos;
- Coragem e confiança para ir em busca dos seus sonhos e objetivos.
Para aplicar a regra é bem simples: basta que você tenha o impulso de agir e fazer algo assim que pensar nisso. É preciso fazer isso em até cinco segundos para que não dar tempo ao seu cérebro de te sabotar.
Qual é o melhor momento para utilizar a regra?
Mel Robbins, a autora do livro O poder dos 5 segundos, explica que essa regra pode ser utilizada diversas vezes no cotidiano, ou seja, sempre que a pessoa julgar necessário fazer uso dela.
Contudo existem três situações em que você, sem dúvidas, notará a diferença se aplicar essa regra. Elas são:
- Para modificar seu próprio comportamento: aplique a regra dos cinco segundos em você mesmo para mudar os seus hábitos, se livrar de práticas autodestrutivas ou começar uma nova meta pessoal;
- Para ser mais corajoso: essa é bem interessante e te ajuda a solidificar a sua autoconfiança. Trata-se de aplicar a regra para fazer coisas que poderiam te assustar ou que causavam algum tipo de incerteza no passado;
- Para ter auto controle mental: aqui você utiliza a regra dos cinco segundos para acabar com os pensamentos negativos que estejam tirando seu sono, isto é, passará a diminuir o seu estresse, ansiedade e inseguranças.