scorecardresearch ghost pixel



Cuidado com a pane seca! Quantos litros de combustível têm na reserva do tanque do carro?

Você tem o hábito de dirigir com a luz da reserva acesa? É melhor ler esse texto para ter uma noção de quantos quilômetros conseguirá rodar antes da pane seca.



Talvez nunca tenha sido tão comum rodar com a luz de reserva do tanque do carro acesa. Afinal, em tempos de gasolina e etanol tão caros fica difícil manter o tanque cheio e bem abastecido diariamente. Por isso, muitos motoristas acabam entrando na zona de perigo do tanque automotivo.

Veja também: Gasolina cara: compensa converter o carro a gás para fugir dos preços altos?

Nessa hora surge a dúvida de quantos quilômetros é possível rodar com a reserva do tanque. Para responder a essa pergunta, no entanto, é necessário entender primeiro qual é a litragem que corresponde à reserva.

Saiba que a reserva do tanque varia de acordo com o modelo

É preciso deixar claro que cada carro possui uma quantidade específica de litros correspondente à reserva do tanque de gasolina. Ou seja, não existe uma resposta padrão para atender a essa pergunta. O que dá para afirmar é que quanto maior o tanque, maior será a quantidade de gasolina dedicada para a reserva.

Muitos modelos populares contam com até 10 litros para essa finalidade. Na verdade, praticamente todos os carros possuem entre 5 e 10 litros na reserva. Ou seja, alguns modelos econômicos e com amplo espaço para combustível, podem rodar até mais de 100 km mesmo com a luz de alerta acesa.

Cuidado! Rodar na reserva pode gastar ainda mais

Se você tem o hábito de dirigir com a luz da reserva de combustível acesa, tenha cuidado. Como o tanque fica mais vazio, a queima de combustível ocorre de forma mais rápida. Na verdade, o que ocorre é que a gasolina e o etanol evaporam com mais facilidade.

Por isso, deixar de abastecer para economizar dinheiro pode causar ainda mais prejuízo financeiro ao longo do mês. O ideal é manter o tanque do carro sempre, pelo menos, na metade e ir completando aos poucos. Dessa forma, o motorista ficará seguro para momentos de emergência ou imprevistos financeiros que possam aparecer.

Aliás, lembre-se de que pane seca é uma infração de trânsito e gera multas, além de descontar pontos na CNH.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário