scorecardresearch ghost pixel



Descubra por que você deveria regar as plantas com uma xícara de café

Veja como uma xícara de café pode fazer bem para as suas plantas e se atente aos cuidados necessários.



Poucas coisas são tão frustrante quanto que cuidar de uma plantinha e acabar deixando-a morrer, principalmente quando não entendemos exatamente como isso aconteceu, pois fizemos todo o possível para mantê-la vida. Ficamos nos perguntando se foi água demais, água de menos ou algum outro erro que levou a isso.

Veja também: Borra de café para adubar suas plantas: saiba quais os cuidados necessários

O que acontece é que, muitas vezes, só o que faltou foi um toque especial. Algo que fertilize a planta de forma natural. Já pensou em gastar dinheiro, certo? Mas felizmente não precisa, pois existem alguns itens caseiros que podem ser usados para esse propósito também.

Um bom exemplo disso é o café, uma vez que – na sua versão sem açúcar – ele pode ajudar as suas plantas muito mais do que você imaginava. É só pararmos para pensar, não é? Todo dia de manhã alguém toma uma xícara de café. E apesar de muita gente gostar do sabor, o propósito caba sendo o de absorver a energia que a cafeína pode nos dar.



No caso de algumas plantas, a lógica acaba sendo a mesma, portanto é por isso que dá para usar café como fertilizante. E se você duvida, saiba que isso é algo que tem sido feito em várias culturas ao redor do mundo todo.

A borra de café, por exemplo, sempre foi usada para a criação de solos mais férteis, especialmente por ela ser rica em nitrogênio, que é um componente que deixa o solo mais nutritivo e auxilia no cultivo de plantas no geral.

Isso significa que você pode literalmente regar as suas plantas usando café? Isso depende muito, afinal de contas,  nada tão quente quanto o café será saudável para planta. Além disso, o que também não é nada bom para ela são todas as coisas que usamos para adoçá-lo.

Creme, açúcar e leite são três componentes que vão fazer muito mal para as suas plantas. O café com adoçante também não é nada recomendado. Em resumo, tudo o que falamos que pode fazer bem para as plantinhas está diretamente dentro do café puro.



Isso significa que outros aditivos não farão bem ou contribuirão para mantar o que quer que você esteja plantando, como já explicamos.

Simplificando: o café gelado e puro, sem açúcar, adoçante ou qualquer outra coisa é o ideal, porque não vai prejudicar a sua planta. O mais recomendado mesmo é usar o pó de café tradicional, pois ele possui magnésio e potássio, dois minerais que ajudam muito no crescimento delas.

Só é importante ter em mente que o café de forma alguma substitui outros nutrientes e a a água. A planta deve ser naturalmente regada sempre, senão ela pode acabar ficando doente e morrendo, seja por falta de líquido ou por excesso de algum nutriente específico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário